ACORDAI !!!

 

ACORDAI !!!

 Manuel Begonha
Presidente da Assembleia Geral

 

No ano que agora finda, não há para a Europa, grandes motivos de satisfação.
Em vários países, verificou-se o crescimento de partidos e movimentos protofascistas que em alguns deles se encontram no governo.
Estes povos parecem estar a sofrer um ataque de masoquismo colectivo, ao se deixarem levar por um caminho cujos trilhos, cavaram enormes tragédias.
Esta opção poderá resultar de um conjunto de factores económicos e sociais, tais como :
- A insatisfação pela forma como os partidos de governo tradicionais interpretam a democracia, o que poderá significar que nem toda a esquerda, estará igualmente empenhada na mobilização da classe trabalhadora e dos restantes movimentos sociais, para a luta pela defesa dos seus direitos, pela melhoria das suas condições de vida e pela preservação da soberanía nacional.
- Dar crédito a falsas promessas  de mirificas transformações sociais, por meios que ficam por esclarecer.
- A tolerância demonstrada pela UE, para a ascensão do ideário fascista o que parece não constituir obra do acaso.
Se não questionarmos o que sucedeu no passado e não nos determinarmos a desbravar uma via de progresso e de esperança para o futuro, estamos condenados a repetir os mesmos erros.
Torna-se pois, imperioso resgatar do esquecimento a memória dos factos, para travar o fascismo que é a negação da liberdade, a banalização do ódio e da violência, a exploração desregrada do trabalho sem direitos e o desprezo pela vida e pela dignidade humana.
Recordamos como o grande poeta José Gomes Ferreira, inicia o seu poema :

"Acordai
  acordai
  homens que dormis
  a embalar a dor
  dos silêncios vis
  vinde no clamor
  das almas viris
  arrancar a flor
  que dorme na raiz"

Que no novo ano que aí desponta, se retome o combate, como mais ânimo e convicção pois, meus amigos, quem escolher a submissão, procura uma morte antecipada.