OS 12 TRABALHOS DE HÉRCULES E O GOVERNO DO PRESIDENTE LULA DA SILVA

OS 12 TRABALHOS DE HÉRCULES
E O
GOVERNO DO PRESIDENTE LULA DA SILVA

 

Manuel Begonha
Presidente da Assembleia Geral

Hércules herói mitológico, conseguiu efectuar 12 trabalhos quase impossíveis, porque era um Deus e detentor de uma força sobrenatural.
Lula da Silva é um simples homem e já idoso que para levar a cabo o seu programa, irá enfrentar um conjunto de trabalhos igualmente extremamente difíceis, dos quais tentarei elencar os que me parecem mais decisivas.
O caminho para o sucesso, tem muito pouca margem de manobra, uma vez que o bolsonarismo destruiu muitas das bases de uma sociedade livre, próspera e democrática.

1. Ganhar a confiança do povo brasileiro, mantendo o espírito da frente ampla que o elegeu.
2. Erradicar a fome, a pobreza extrema e a desigualdade social.
3. Recuperar a cultura e as tradições do país.
4. Revitalizar a MERCOSUL e a CELAC e reforçar o investimento nos BRICS.
5. Reformar e normalizar as Forças Armadas, contempladas com elevados salários, inúmeras regalias e habituadas a ter acesso a cargos políticos e a gozar de quase total impunidade.
6. Reindustrializar o país e o tecido produtivo e reverter a privatização de empresas chave para a economia.
7. Proteger a Amazónia e os seus indígenas da devastação e outros crimes ambientais ou não, perpetrados pelos garimpeiros, madeireiros, pescadores, caçadores e detentores do agronegocio à revelia da lei. 
8. Reformular a educação que seja para todos, não omitindo os povos indígenas. 
9. Redefinir as exportações e o mercado externo e orientar os inúmeros recursos minerais, agrícolas e florestais do país para o desenvolvimento do progresso social. 
10. Controlar os abusos e influências de certas igrejas e abolir os aparelhos para militares, instalados como milícias e outros. 
11. Dirigir com sageza um governo com muitas sensibilidades políticas e defrontar um Congresso hostil e muito polarizado. 
12. Eliminar os focos do bolsonarismo que representem erupções proto- fascistas existentes. 

Este é um trabalho muito exigente, porque para desmontar o neoliberalismo, é necessário acabar com a submissão ao imperialismo e com o processo colonial capitalista. 
A história tem-nos ensinado que não é possível combater a extrema direita fascizante, sem destruir a sua base material e o respectivo sistema económico.