Inauguração da Exposição - No Centenário de Vasco Gonçalves | Mercado Municipal de Silves | 3 de Dezembro de 2022, 10h00

Inauguração da Exposição
No Centenário de Vasco Gonçalves
Mercado Municipal de Silves
3 de Dezembro de 2022, 10h00


Na manhã de 3 de Dezembro passado, no Mercado Municipal de Silves, pelas 10 horas da manhã os populares começaram a concentrarem-se sob os efeitos da chamativa intervenção musical e vocal de Joaquim Ganhão, figura popular de todo o Algarve e arredores: assim arrancou a inauguração da Exposição “No Centenário de Vasco Gonçalves”, no local a perdurar duas semanas.
Telma Caroço, Chefe de Gabinete, deu o mote, a que se seguiu Luísa Conduto, Vice-Presidente do Município, sublinhando a grande satisfação de ali poderem evocar a figura do Primeiro-Ministro do Povo e dos Trabalhadores, o Companheiro Vasco, num espaço muito frequentado pela população de um Concelho que tem história na luta antifascista e na defesa do um Portugal democrático, soberano e independente, dos Valores de Abril, das Conquistas da Revolução.
Houve emoção, sentiam-se os efeitos do orgulho por aquele acolhimento.

 

Seguiram-se as intervenções do Presidente da Junta de Freguesia de Silves, Tito Coelho, e dos membros da Direcção da ACR, Carlos Vitoriano e Valdemar Santos.
Enquanto este, a encerrar a iniciativa, fez a apresentação dos 7 painéis ali afixados ao longo das paredes do Mercado, remodelado em Fevereiro, Carlos Vitoriano afirmou que “foi durante os quatro dos governos provisórios liderados pelo General Vasco Gonçalves que este país mais avançou. Assistimos a grandes transformações democráticas da sociedade portuguesa e ao reconhecimento dos direitos fundamentais dos cidadãos, que, em grande parte, foram transpostos para a Constituição da República, que urge defender perante mais ameaças de nova revisão”.
Igualmente presente o Vereador Tiago Raposo, entre os cerca de trinta fregueses que ali, naquele período, se fixaram.


Esta iniciativa para além da rede do Município, foi anunciada no litoralalgarve.pt, algarveprimeiro.pt, jornaldoalgarve.pt, terraruiva.pt, regiaosul.pt., maisalgarve.pt, sulinformacao.pt, algarve7.pt.
 

No Facebook do Município é assinalada de imediato a presença da Vice-Presidente Luísa Conduto, da Chefe de Gabinete do Município Telma Caroço, do Presidente da Junta de Freguesia de Silves Tito Coelho, de Carlos Vitoriano e Valdemar Santos, membros da Direção da ACR - todos intervenientes -, e do Vereador Tiago Raposo.

Ver fotografias do evento clicando AQUI