INFORMAÇÃO

INFORMAÇÃO

 

No passado dia 3 de Maio, completaram-se 102 anos da data de nascimento do General Vasco Gonçalves. Para assinalar a efeméride, realizámos uma sessão convívio comemorativa e a antecipá-la, uma reunião alargada à Comissão de Honra das Comemorações do Centenário do nascimento do General, com o objectivo de fazermos um ponto de situação do projecto de construção do monumento e debater propostas de prosseguimento das acções tendentes àquele objectivo.


Abriu a sessão o Presidente da Assemblei Geral.


Pelo Presidente da Direcção foram apresentadas as seguintes propostas:

 

  1. Preparar iniciativa, inserida no 50º Aniversário do 25 de Abril, numa data emblemática (5 de Outubro de 2023, 1 Dezembro de 2023, 25 de Abril de 2024, 1 de Maio de 2024), de inauguração virtual do monumento com projecção holográfica no local escolhido, na Alameda D.Afonso Henriques.

Sendo necessário:

  • Garantir o local para uma iniciativa própria
  • Angariar fundos para suportar o evento ( pequena expressão)
  • Promover uma campanha de divulgação nas redes sociais e presencial, focada na cidade de Lisboa

     2. Iniciar de imediato a subscrição pública para a construção do Monumento

          Sendo necessário:

  • Criar uma comissão dedicada, com participação de um jurista
  • Promover sessões de apresentação do projecto em várias localidades do país
  • Contactar o Gabinete do Arq, Álvaro Siza para encontrar soluções para a construção e acompanhamento da construção do Monumento
  • Preparar proposta a enviar à CMLisboa para doação do Monumento

 
    3. Insistir na exigência de apresentar à Câmara e à Assembleia Municipal a proposta de construção conjunta do Monumento

          Sendo necessário:

  • Promover a divulgação do projecto nas redes sociais
  • Promover iniciativas em várias localidades da cidade (freguesias)
  • Mobilizar os associados para presença nas iniciativas.


Aberta a discussão sobre as propostas, o nosso associado, major-general Jorge Aires, fez uma importante intervenção que consta, na íntegra, do nosso “blog” e da qual se transcreve:


Passam hoje 102 anos do nascimento desse Homem que, na sua circunstância, quis dedicar-se integralmente e integramente ao Povo de onde emergira. 

Nesta data de aniversário do nascimento do Gen Vasco Gonçalves temos entre mãos um Projeto que abraçamos com denodo - inaugurar, em Lisboa, na Alameda que tem o nome do fundador da nossa nacionalidade, o monumento ao maior obreiro dessa Aliança(refere-se à Aliança Povo-MFA)ao General Vasco dos Santos Gonçalves, o Companheiro Vasco.
Trata-se de um Projeto que, como já foi dito, Lisboa merece e  Portugal engrandece.


Perante um Projeto, as boas práticas aconselham uma análise à exequibilidade de objetivos. No caso em apreço a dimensão do Homem e o reconhecimento do que foi o seu contributo para a História contemporânea de Portugal, por mais escassos que os recursos se apresentem, impõe-se apelar à Vontade e Querer de todos nós para superar a, sempre presente, escassez de recursos. E a nossa Vontade é de não desistir.

Parabéns à ACR e à Comissão de Honra que até aqui nos trouxe.
Saibamos, todos, dar-lhe continuidade e concretização.

Disse.”

Seguiram-se intervenções de outros participantes, solicitando esclarecimentos das propostas e/ou manifestações de apoio às propostas, com especial
relevância por parte de João Bernardino, Presidente da CCPRD e do Presidente da Direcção da Casa do Alentejo, João Proença.

Houve consenso quanto às propostas de acção, sendo a data do 5 de Outubro apontada como adequada para a inauguração virtual do monumento.