A IRRESPONSABILIDADE

 

A IRRESPONSABILIDADE

Manuel Begonha
Presidente da Assembleia Geral
Lisboa, 22 de Janeiro de 2023


Jens Stoltenberg, Secretário Geral da NATO, afirmou :
 

"As armas são de o caminho para a paz".

 

Para este senhor da guerra, as acções falham a prova do rigor porque omitem a realidade dos campos de batalha que destinam ao homem a fatalidade inevitável de morrer e quase tornam heróica a capacidade de viver.
É evidente que Stoltenberg, não é pai de nenhum jovem militar ucraniano ou russo, nem terá de informar da morte em combate destes meninos às suas mães.
Quantos mais russos e ucranianos será necessário morrerem para que evocando a sua condição de diplomata este secretário geral, envidasse todos os esforços, para sentar os litigantes à mesa das negociações e procurar sim, o caminho da paz, com honra para todas as partes.
Tal como se está a verificar, com sucessivos fornecimentos de armamento, obriga-se os ucranianos a lutar até ao fim e a chegar a um estado, em que o somatório das mortes tornará irrealista a negociação, porque a Ucrânia será transformada num estado fantasmagórico submerso nos escombros. 
Políticos desta natureza que encomendam a guerra, sentados às secretárias dos seus confortáveis gabinetes, longe do cheiro da morte e da poeira das ruínas, levam-me a terminar como escreveu Fernando Pessoa :
"O mundo conduz-se por mentiras ; quem quiser despertá- lo ou conduzi-lo terá de mentir delirantemente, e fá-lo com tanto mais êxito quanto mais mentir a si mesmo e se compenetrar da verdade da mentira que criou". 

 
Queremos viver num mundo em paz, longe da guerra, dizendo sim á vida.