Sessão Pública da CML - Agradecimento


No passado dia 27 de Julho de 2022, pela voz do nosso Presidente da Assembleia Geral, Cmte Manuel Begonha, fizemos uma pequena intervenção na CM Lisboa com vista ao agendamento de uma reunião com o Sr. Presidente, na qual nos propomos levar ao conhecimento de SExa. a ideia da Construção de um Monumento ao General Vasco Gonçalves, na cidade de Lisboa, onde nasceu em 3 de Maio de 1921, monumento para cuja concepção e acompanhamento da construção contamos já com a disponibilidade do Arquitecto Álvaro Siza Vieira.
Fizemo-lo, em cumprimento de decisão da Comissão Executiva, criada para o efeito pela Comissão de Honra das Comemorações do Centenário do nascimento do General Vasco Gonçalves, em 14 de Fevereiro de 2022.

A resposta do Sr.Presidente, com a limpidez democrática digna da função que exerce, anuiu a receber-nos em tempo breve, para análise conjunta do projecto.

A SExa. o Sr. Presidente e a toda a Exma. Câmara, agradecemos publicamente a forma como fomos recebidos e a atenção dispensada para a
nossa proposta, que consideramos de excepcional valia para o município de
Lisboa e para Portugal.

Aos derrotados em 25 de Abril de 1974 e seus sucedâneos, que, utilizando a
liberdade conquistada em 25 de Abril de 1974 - aquele que foi o momento mais luminoso da história de Portugal e para o qual Vasco Gonçalves teve contributo relevante - se atrevem e afadigam agora em mostrar aquilo que são, diremos apenas, com imenso orgulho, parafraseando Vasco Gonçalves:

ELES SÃO O QUE SÃO, NÓS SOMOS GENTE DE ABRIL