90º aniversário do nascimento de José Saramago

 

ASSOCIAÇÃO CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO

Lisboa 16 de Novembro de 2012 
 
A Pilar del Rio, Presidente da Fundação José Saramago 
 
Na passagem por hoje, em que se evoca o 90º aniversário da data de nascimento de José Saramago, a direcção da Associação Conquistas da Revolução, decidiu por unanimidade marcar a sua presença grata, solidária e apoiante nestas comemorações. 
 
Grata, porque reconhecendo a dimensão da obra literária de José Saramago será sempre parco o contributo da nossa penhora.
Solidária, porque no homem de acção e de luta, por um mundo mais justo, encontrámos sempre em José Saramago um indomável militante, continuando vivas as suas-nossas batalhas. 
 
Apoiante, porque de José Saramago -homem e obra- recebemos todo o estímulo para prosseguir o “desassossego”, abater a resignação e combater o sufoco.

Sabemos, porque os vivemos, os momentos difíceis por onde estão a passar a Liberdade e a Democracia. Por isso mais significante ainda esta evocação. Bem nos dizia Saramago: «Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.» e mais ainda: «não quero leitores conformados, passivos, resignados»

O desassossego será a forma de romper todos os cercos” diz o vosso manifesto (que a Fundação, em boa hora, ergueu nestas comemorações). Permitam-nos que, para além da sentida saudação que vos enviamos, nos possamos também associar, no espírito e na letra de José Saramago, aos compromissos do derrube dos bloqueios à racionalidade e tal como no ano da morte de Ricardo Reis «…intervir, antes que intervenham sobre nós. Como pessoas, como culturas, como países.» 
 
Com os melhores cumprimentos, 
 
A Direcção 
 
[A Associação Conquistas da Revolução foi constituída, no passado ano de 2011, por um grupo de cidadãs e cidadãos civis e militares, amantes da liberdade e da democracia, com o objectivo de preservar, defender e divulgar os valores da Revolução de 25 Abril de 1974 e as suas conquistas revolucionárias consagradas na Constituição Portuguesa de 2 de Abril de 1976.]
Rua Portas de S.Antão,58 -1150-268 Lisboa 938602276 conquistasdarevolucao@gmail.com http://conquistasdarevolucao.blogspot.com