Saudação da ACR ao Congresso Mundial contra o Fascismo, o Neofascismo e Expressões Similares

 

Saudação da Associação Conquistas da Revolução
ao
Grande Congresso Mundial contra o Fascismo, o Neofascismo e Expressões Similares
Caracas 10 e 11 de Setembro de 2024

 
Amigos e Companheiros,
 
Em nome da Associação Conquistas da Revolução  saudamos o Congresso e estamos certos que o debate e as conclusões serão uma ajuda à continuação do combate de todos nós e à  luta  por uma Venezuela livre da ingerência imperialista.
Permitam-me começar por sinalizar de onde vimos. A  Associação Conquistas da Revolução, sediada em Portugal, Lisboa, tem por patrono o General Vasco Gonçalves, Primeiro Ministro dos II ao V Governos Provisórios no período revolucionário (1974 - 1975) sequente ao derrube do fascismo pelo Movimento das Forças Armadas em 25 de Abril de 1974.
Nas palavras que o Comandante Hugo Chávez endereçou ao General Vasco Gonçalves "O glorioso 13 de Abril é filho do não menos glorioso 25 de Abril. Nestas duas datas históricas os verdadeiros soldados das nossas duas pátrias converteram-se junto ao povo nos seus libertadores", para concluir assim "A pátria de Bolívar é e será sempre a sua casa. Receba um forte abraço impregnado de fervor revolucionário. Fraternalmente, com um profundo sentimento de solidariedade revolucionária".
 
Sentimo-nos em casa e aqui trazemos a solidariedade de milhares de democratas que em Portugal estão contra a ingerência nos assuntos internos da Pátria de Simon Bolívar e repudiam a mais recente sequência de acontecimentos visando a subversão da democracia constitucional em vigor na Venezuela. Aqui como em Portugal, atente-se ao que ali se passou no chamado "Verão quente de 1975", quando a legalidade democrática é um obstáculo à tomada do poder pelas forças contra revolucionárias, instala-se a conspiração e a subversão alavancada pelos interesses do imperialismo americano e da sua subserviente e pro ativa União Europeia.
Vivemos tempos conturbados em que o confronto com as novas expressões do fascismo e a guerra que se vem propagando, da Europa à Palestina, impõem aos democratas e anti fascistas a coordenação de esforços e a unidade de ação para derrotar as pretensões do seu inimigo principal, o imperialismo americano.
Viva a República Bolivariana da Venezuela
Viva o Congresso

(Jorge Manuel Caldeira Aires)
Presidente da Associação Conquistas da Revolução
Lisboa, 3 de Setembro de 2024