Mensagem de Boas Festas

 Mensagem de Boas Festas

Baptista Alves

Presidente da Direcção


Estamos a chegar ao fim do ano 2020, ano difícil, de muitos maus agoiros, de resultados dramáticos para milhares de famílias que viram o seu sustento posto em causa, com muita gente infectada com o Covid- 19 e muita gente perdendo a vida em consequência e - o que se nos afigura preocupante - com o esboroar da vida social e o ressurgimento de ideologias de cariz fascista. Como soi dizer-se, um ano para esquecer, mas na verdade um ano também que nos proporcionou oportunidades de tempo de reflexão que o frenesim dos tempos modernos nos não dispensava. E é destas reflexões que vale a
pena falar:

 

  • imaginar o que teria sido se não tivéssemos o SNS, mesmo com as debilidades que os ataques à sua existência pelas políticas de direita nele provocaram;
  • avaliar as consequências ao nível do emprego e dos salários, na ausência de direitos sindicais;
  • ao nível da habitação, se este direito fundamental não estivesse constitucionalmente garantido;
  • ao nível da sobrevivência das famílias, sem o direito às reformas, às pensões de sobrevivência, ao subsídio de desemprego, etc.em suma, imaginar o que teria sido sem estas e muitas outras Conquistas da Revolução de Abril e o que poderia ter sido se todas tivessem logrado sobreviver às investidas contra-revolucionárias, são exercícios de reflexão indispensáveis para enfrentarmos o futuro com confiança.

No ano 2021, que se avizinha, comemoraremos o Centenário do Nascimento do General Vasco Gonçalces, referência primeira da nossa ACR. As restrições impostas pela pandemia que estamos a viver foram obstáculos, difíceis de ultrapassar, ao nosso trabalho colectivo, na preparação das comemorações, mas não nos demoveram da vontade firme de as concretizar, com a dignidade adequada.
Assim, como já apresentámos publicamente, temos um Programa, ambicioso mas exequível, para cuja concretização contamos com o apoio de todos os associados, pela forma que cada um entender poder colaborar.
É este o desafio que vos deixo para o Novo Ano que aí vem, com o desejo sincero de umas Boas Festas e um 2021 com muito, muito mais ABRIL.