Sessão em S. Bartolomeu de Messines

Tendo como pano de fundo uma gravura de João de Deus, natural da terra, da autoria de Daniel Oliveira, a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, em colaboração com a ACR, foi espaço para uma sessão sobre as Conquistas da Revolução e o papel de Vasco Gonçalves no processo revolucionário do 25 de Abril de 1974 no passado sábado, 9 de Abril.

Dirigida pelo Presidente da Autarquia, João Carlos Correia, e motivadora de um rico debate com os participantes, a iniciativa assentou nas intervenções de Manuel Begonha e José Baptista Alves, Presidente e Vice-Presidente da Associação, o primeiro incindindo sobre a necessidade sentida de dar corpo à ACR aquando a Homenagem a Vasco Gonçalves no 5º aniversário da sua morte, no Cemitério do Alto São João, em Lisboa, e o segundo a dar particular ênfase às sucessivas revisões da Constituição da República Portuguesa, as quais, por muito que, em inúmeros aspectos, a ferissem, não conseguiram apagar um objectivo fulcral do seu Preâmbulo, o de «abrir caminho para uma sociedade socialista, no respeito da vontade do povo português, tendo em vista a construção de um país mais livre, mais justo e mais fraterno».

Manuel Begonha não se inibiu de retomar um seu testemunho público de há algum tempo: «Eu sou gonçalvista!», Baptista Alves, folheando «Vasco, nome de Abril», também reincidiu, lendo a páginas 36 e 37, linhas de Alice Vieira e Eugénio de Andrade, a terminarem assim: «Punha os óculos, tirava do bolso o papel do discurso que tinha feito, começava a ler. Por alguns minutos. Porque logo a seguir o víamos a guardar o discurso, a tirar os óculos e a falar como só ele sabia. E tudo, tudo ardia». Sendo este o Primeiro-Ministro do Povo e dos Trabalhadores, o Presidente da ACR recordou, segundo palavras suas da edição, que «a ele devemos ter vivido momentos fixados pela História que se tornaram irrepetíveis em que se conviveu com a Poesia na Rua de mãos abertas, erguendo as aspirações e esperanças de um povo».


Na sessão registaram-se a compra de livros e adesões à Associação promissoras do desenvolvimento de um núcleo local.