Preparação para o Exame Final Nacional 2015 - História A - 12.º Ano

Preparação para o Exame Final Nacional 2015 - História A - 12.º Ano
Para: conquistasdarevolucao@gmail.com


Exmos. Senhores
 
Na sequência da vossa carta datada do passado dia 5 de fevereiro, que agradecemos e que mereceu a nossa melhor atenção, informamos que a reencaminhámos para o autor do livro em questão, para análise.
 
Assim, vimos, por este meio, transmitir que o autor da obra acima referida esclarece que houve alguma falta de rigor na referência à demissão de Vasco Gonçalves que, efetivamente, não é consequência direta do 25 de novembro, como transparece, mas que se enquadra no contexto de crise que esteve na origem do referido momento político. Lamentamos este lapso, que na próxima edição será corrigido.
 
Relativamente à referência à patente de Ramalho Eanes, optou-se por referir a patente pela qual é identificado enquanto ator político que ainda é. Mas, numa próxima edição, a referência à patente será eliminada.
 
Quanto ao restante texto, o autor considera ser grande a controvérsia que a interpretação do 25 de novembro vem gerando e continuará a gerar. Considera ainda que esse seu reconhecimento é claro quando escreve “Fosse em resposta ou fosse por livre iniciativa”. Por último, tendo em conta o carácter didático desta obra e o programa oficial em vigor para a disciplina, não nos é possível proceder a análises ideológicas deste e de outros conteúdos do referido programa da disciplina, mas tão-só informar sobre o que aconteceu.
 
Aproveitamos esta oportunidade para informar que a nossa Linha de Rigor estará sempre à vossa disposição para analisar a indicação de eventuais lapsos nas edições escolares da Porto Editora.
 
Com os nossos melhores cumprimentos
 
Linha de Rigor
 
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)