Homenagem a Vasco Gonçalves e a Rosa Coutinho em Setúbal






De novo os Valores de Abril de que Vasco Gonçalves e Rosa Coutinho foram grandes figuras de há 40 anos voltaram a marcar espaço, no sábado passado, na Cooperativa de Habitação Bem-Vinda a Liberdade, no Faralhão, em Setúbal, num almoço-convívio de homenagem ao único Primeiro-Ministro a quem os trabalhadores e o povo português trataram como “Companheiro”, “Camarada”.
A iniciativa rememoriou as sucessivas deslocações àquela Cooperativa que se abeira dos Sapais de Mitrena de Vasco Gonçalves, Rosa Coutinho e José Casanova, escritor e então Director do Avante(e de outros capitães de Abril), no quadro da afirmação da solidariedade com Cuba promovida pelo Núcleo de Setúbal da Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC), facto igualmente revivido pela leitura de poemas por duas das suas dirigentes locais, Odete Santos e Olinda Peixoto.
   Perante mais de 80 participantes, com forte presença de um outro núcleo setubalense, o da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), tomaram a palavra o Comandante Manuel Begonha, Militar de Abril, e José Casanova, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Associação Conquistas da Revolução. Ambos repartiram o destaque a dar ao General e ao Almirante da Revolução do 25 de Abril, após uma introdução de Nuno Lopes, membro da Direcção. De permeio, também se falou de Álvaro Cunhal e Eugénio de Andrade, dos dias 11 a 13 de Junho de 2005 entre os quais ambos faleceram após Vasco.
   Manuel Vestias, Presidente da Junta de Freguesia do Sado, deixou uma saudação. Com dezenas de reformados, pensionistas e idosos, no âmbito da regular actividade daquele órgão autárquico, deslocara-se a uma terra, Peniche cujo simbolismo - o da resistência e luta antifascista - não deixava de se ligar ao Faralhão que abria de novo portas a quem resistiu e lutou.