ASSEMBLEIA GERAL DA ACR [dia 22 de Novembro]


ASSEMBLEIA GERAL DA ACR  [dia 22 de Novembro]

*A Assembeia Geral aprovou o Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2014

......................................................................................
25 de Novembro---Causa e efeito



(Tutela estrangeira; Indigência nacional)

      Evocar neste ano de 2013, a efeméride do 25 de Novembro de 1975 é uma ideia (iniciativa?) que só pode ter saído da cabeça de um dos múltiplos militares que ainda disputam a "glória" de terem sido os "verdadeiros" chefes do golpe e os salvadores da Pátria. Alguém que ainda considera, na situação actual de indigência e tutela estrangeira, a efeméride digna de celebração. De aplauso, em suma.
     Esse alguém, militar ou civil, deve compreender que reivindicar, nesta precisa contingência nacional, a conspiração vitoriosa e o golpe contra-revolucionário do 25 Novembro 75, estabelece assim um laço da Causa a Efeito.
      E com isso, com esse ponto de vista, eu concordo inteiramente. Aliás tenho defendido essa tese em muitos e variados textos escritos ao longo dos 38 anos passados.
      Resumindo: o 25 Novembro foi um golpe contra-revolucionário cujo objectivo último (estratégico) era, exactamente, aquele que está sendo levado a cabo pelo governo em exercício: a destruição das conquistas populares da Revolução de Abril, o retrocesso de Portugal a um modelo de sociedade neo-conservador do tipo filofascista.
      Responsáveis máximos pelo 25 de Novembro - como Vasco Lourenço, Mário Soares e outros - aparecem agora como radicais esquerdistas, incitando à revolta e até à violência. Francamente: não dá para acreditar na nova demagogia desses velhos conspiradores contra-revolucionários, reféns do imperialismo capitalista. Trata-se duma provocação? Tenham juízo, poupem-nos. Ninguém pode -nem deve- levar-vos a sério.

                              João Varela Gomes –Coronel Ref.(Associado ACR)              23.11.2013