Intervenção proferida por Manuel Begonha, presidente da Assembleia Geral da ACR, quando do lançamento do Comité Lula Portugal, ocorrido no dia 26 de Abril, na Casa do Alentejo.
A sessão foi presidida pelo Secretário Internacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Roménio Pereira, que referiu que iria entregar pessoalmente este texto a Lula.
Em nome da Direcção da ACR, quero agradecer o convite que muito nos honra, para estar presente nesta cerimónia tão importante para a luta política no Brasil, que é o lançamento do Comité Lula Portugal. Quero manifestar o meu apreço ao PT e ao povo brasileiro, o esforço que o vosso combate tem representado para erradicar o neoliberalismo fascizante com que o governo de Bolsonaro vos tem martirizado, trazendo pobreza, desemprego, racismo e desigualdade. Ao pensar no enorme potencial do vosso país, tão mal aproveitado e gerido, pondo em causa a soberanía nacional, a criação deste comité faz renascer a esperança que algo de novo pode estar a caminho. Mas para que tal seja possível, é preciso ganhar as próximas eleições. Vai ser uma luta difícil, para se conseguir uma grande mobilização popular que retire votantes a Bolsonaro, agora travestido de rebelde anti-sistema que quer fazer reformas contra os próprios poderes instituídos. Assim, é necessária uma forte unidade de esquerda e muita clarividência para que não ocorram demasiadas cedências ao centro, com o chamado poder moderador, para não desvirtuar a esperança que os trabalhadores depositam em Lula. O esvaziamento progressivo dos valores democráticos, tem levado à desvalorização do povo. É preciso garantir o enraizamento social que combata a abstenção. Para tal, é também necessário procurar o apoio da comunicação social. Por outro lado, existe um problema muito complicado que decorre de terem sido os militares brasileiros contemplados por Bolsonaro com inúmeros privilégios sociais e salariais, o que será sempre um limite a ter em conta na revolução que seria desejável. É conhecido que em Portugal sem a acção dos militares, o derrube do regime fascista e a revolução que se seguiu com a ligação do povo ao MFA, não teria sido possível. A eleição de Lula seria não apenas uma grande vitória para o povo brasileiro, mas também um símbolo de grande importância e inspirador para toda a América Latina, face às transformações que estão ocorrendo com o surgimento de governos progressistas em diversos países. Temos de ter sempre presente, o que representa o enorme peso estratégico e económico do Brasil. No meu caso pessoal, ligado como estou à revolução dos cravos, não quero deixar de realçar as horas de dificuldade e de glória que fazem parte do vosso percurso em que muitos de nós tantas vezes fomos brasileiros. Finalmente, através do Núcleo do PT em Lisboa, transmito as minhas felicitações a todos, estando certo que irão mudar a história e que o futuro vos trará novas alegrias.
Força companheiros que viva Lula!
Viva o Brasil!