AS SANÇÕES À RÚSSIA E O FUTURO DA UE

 

AS SANÇÕES À RÚSSIA E O FUTURO DA UE

 
 
Manuel Begonha
Presidente da Mesa da Assembleia Geral 
 
A partir de meados do século XX o Ocidente já fez três tentativas relevantes para estrangular a Rússia.
- A primeira foi durante a 2 guerra mundial, quando Churchill retardou o mais possível, o auxílio militar à URSS invadida pelo exército nazi a partir de 1941.
O povo russo assumiu o maior fardo na derrota das tropas hitlerianas até 1945, e após ter chegado a Berlim, à custa de cerca de 25 milhões de mortos.
É bom recordar que o tão glorificado desembarque na Normandia, apenas ocorreu a 6 de Junho de 1944.
Visitei nesse local o Cemitério Memorial norte-americano em Colleville-Sur-Mer, próximo da praia de Omaha, como também fui a outros cemitérios na URSS, numa deslocação oficial em 1975, onde tragicamente jazem também milhares de mortos.
As baixas dos EUA nesta guerra, incluindo a do Japão, avaliam-se em cerca de 400.000 mortos
Na Inglaterra, outra das grandes vítimas desta barbárie, estima-se que tenham morrido 500.000 pessoas entre militares e civis.
Outro facto significativo é ter o mesmo Churchill, proposto em 1951, uma guerra nuclear preventiva contra a URSS , obviamente não aceite pelos seus parceiros.
- A segunda, foi durante a guerra fria, ao obrigar a URSS a desviar a economia, em prejuízo do bem estar do seu povo, para despesas em armamento a fim de tentar acompanhar a produção da poderosíssima máquina militar industrial dos EUA.
- A terceira é resultante do prolongar o esforço de guerra da Rússia no conflito que desencadeou com a Ucrânia e a aplicação de pesadas sanções para enfraquecer a economia russa.
Sem dúvida que estas o irão conseguir mas é inevitável que a aproximará da China e da Eurasia e conduzir ao aparecimento de uma nova modalidade cambial , em detrimento do dólar.
Com o andar do tempo, ainda veremos os presurosos executantes das sanções da UE, perante a previsível retaliação, a mergulhar numa profunda crise e acusar a Rússia de ser a grande responsável pela calamidade que se abaterà sobre os respectivos povos.