Texto Periódico IX - "Ajudas da UE  - Quem parte e reparte... sempre fica com a melhor parte"

Talvez por que ainda há pouco tempo tivesse lido sobre o histórico Plano Marshall que afinal não foi  unico, mas sim diversos planozinhos, desenhados consoante os países ou grupo de países a que se destinavam. 

Assim houve um plano de rapida execução para "ajudar" os Gregos e os Turcos. Na Grécia para rapidamente liquidar a "guerra civil" que poderia permitir ao partido que liderara a resistência contra os nazis e ajudara  as forças Ingleses á sua entrada na Grécia durante a guerra, mas....poderia agora ganhar as eleições...e era filo-comunista, o que os USA de Truman não poderiam tolerar.

A Turquia pela sua posição estratégica no Extremo da Europa e grande parte do território no Próximo Oriente, iria também ser "ajudada" com certa urgência.

Para a zona central da Europa o plano Marshall incluiria cereais, maquinaria industrial, veículos, etc. tudo evidentemente de origem Americana, alem de prever a compra de quotas e posições em empresas europeias que considerassem de interesse, até porque os valores no mercado estavam apetecíveis.

Na Europa de então só a voz de De Gaulle se levantou e chamou a atenção para o perigo que traria o domínio de uma Europa empobrecida, apesar de o seu amigo Jean Monet, arquitecto deste plano pelo lado Europeu, estivesse envolvido desde o inicio com o grupo americano que já havia previsto 17 biliões de Dólares para ajuda á França, Itália e Austria ao longo de 4 anos.

Felizmente a verba destinada a Portugal não foi grande e foi integralmente paga 

Quando ouço ou leio que há apoios e ajudas baseadas em actos de entre-ajuda e filantropia, penso sempre como se venderam há menos de uma década  a electricidade, seguros, transporte aéreo, terrenos e edifícios que pertenciam ás Forças Armadas, zonas portuárias, estaleiros, etc etc. 

 Claro que para alguns a austeridade e sacrifícios  nunca chegará, mas para quantos outros milhões os sacrifícios e a fome já chegaram há semanas?

Recordo sempre uma frase que ouvi a um amigo há pouco tempo:

"Quando todo o mundo chora, sempre aparece alguém que vende lenços"

Marques Pinto
Vogal da Direcção