MARIA LAMAS sócia de mérito da Associação Conquistas da Revolução


Proposta de Sócio de Mérito                           [Maria Lamas]

A Direcção da Associação Conquistas da Revolução, na sua reunião de 19 de Março, nos termos do Artigo 7º dos Estatutos, aprovou por unanimidade submeter à Assembleia-Geral de associados a proposta de atribuição da qualidade de Sócio de Mérito da ACR a Maria Lamas.*

Escritora e interveniente política portuguesa. Mulher de personalidade admirável. Combateu com tenacidade o fascismo quer no Movimento de Unidade Democrática quer no Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, do qual foi presidente (1947) e onde desenvolveu intensa actividade política e cultural. A sua actividade como escritora é intensa e diversificada. Fruto de dois anos de viagens por todo o país «As Mulheres do Meu País» é a sua obra de referência. Doente depois de várias prisões viu-se forçada ao exílio por diversas vezes. Esteve ligada à Oposição Democrática. Entre 1962 e 1969 viveu em Paris como exilada política, onde conheceu Marguerite Yourcenar, e onde continuou a desenvolver intensa actividade política e de apoio a portugueses refugiados em oposição ao regime fascista. Passados sete anos regressou do exílio. Tinha 76 anos e ainda a mesma esperança e luta por melhores dias para Portugal. Viveu o 25 de Abril de 1974 com enorme alegria. Foi filiado no PCP a seguir ao 25 de Abril. Faleceu com 90 anos, em Dezembro de 1983.

Esta proposta, visa homenagear uma vida e uma obra de exemplar dedicação à defesa dos direitos das mulheres, do povo e de Portugal – uma vida e uma obra que integram um combate de décadas contra a ditadura fascista e uma presença e intervenção marcante na revolução portuguesa.

Pelo que ainda hoje e sempre significarão a vida e obra de Maria Lamas a Direcção da Associação foi unânime em concluir que, como exemplo e estímulo, as mesmas configuram relevantes contributos para a realização dos objectivos da nossa Associação.

Lisboa 19 de Março de 2014 
A Direcção
……………………………………………………………………

*Maria da Conceição Vassalo e Silva da Cunha Lamas  (1893-1983)

APROVADA POR UNANIMIDADE E ACLAMAÇÃO