J.CARLOS ARY DOS SANTOS sócio de mérito da Associação Conquistas da Revolução

Proposta de Sócio de Mérito                       [José C. Ary dos Santos]

A Direcção da Associação Conquistas da Revolução, na sua reunião de 19 de Março, nos termos do Artigo 7º dos Estatutos, aprovou por unanimidade submeter à Assembleia-Geral de associados a proposta de atribuição da qualidade de Sócio de Mérito da ACR a José Carlos Ary dos Santos.*

Ary dos Santos um dos mais talentosos poetas da sua geração considerava ser a poesia a maneira que tinha de falar com o povo porque, no seu dizer: "ser poeta é escolher as palavras que o povo merece".Com dezasseis anos de idade já muitas poesias suas integraram então a Antologia do Prémio Almeida Garrett. Não cessa de escrever. Em 1969 adere ao Partido Comunista Português, com qual participa activamente nas sessões de poesia do então intitulado “Canto Livre Perseguido”.
Através da música chegará ao grande público, concorrendo, por mais que uma vez, ao Festival RTP da Canção, sob pseudónimo, como exigia o regulamento, classificando-se em primeiro lugar três vezes com canções arrojadas e desafiando o sistema. Autor de mais de seiscentos poemas para canções torna-se um activo dinamizador cultural da revolução, percorrendo o país de lés a lés. Notabilizou-se também como declamador.
Em 1994, com o título “Obra Poética” as edições Avante publicam a obra onde está o seu empolgante poema “As Portas Que Abril Abriu” editado pela primeira vez em 1975.
Na placa da sua casa na Rua da Saudade pode ler-se “Nesta casa viveu e morreu José Carlos Ary dos Santos – Poeta de Lisboa e do seu Povo, de Portugal e de Abril.” Hoje, o poeta do povo é reconhecido por todos. A sua obra permanece na memória de cada um e, estranhamente, muitos dos seus poemas continuam actualizados.

Esta proposta, visa homenagear uma vida e uma obra criativa de exemplar dedicação à defesa do povo e de Portugal que integram um tenaz combate à ditadura fascista e uma intervenção marcante na defesa e consolidação de Abril e de intensa participação no processo revolucionário.
Pelo que ainda hoje e sempre significarão, a obra e acção de José Carlos Ary dos Santos, a Direcção da Associação foi unânime em concluir que, como exemplo e estímulo, as mesmas configuram relevantes contributos para a realização dos objectivos da nossa Associação.

Lisboa 19 de Março de 2014
A Direcção
 ………………………………………………………                    

José Carlos Pereira Ary dos Santos  (1937-1984)

APROVADA POR UNANIMIDADE E ACLAMAÇÃO