Homenagem a José Carlos Ary dos Santos



Intervenção de Manuel Begonha
Presidente da Associação Conquistas da Revolução


Com este espectáculo de homenagem a José Carlos Ary dos Santos, a Associação Conquistas da Revolução concretiza mais uma iniciativa do seu vasto programa de comemorações do 40º aniversário de Abril.
Estas comemorações tiveram início em Abril deste ano, com a Homenagem ao Comandante Ramiro Correia, e prosseguirão durante todo o próximo ano, tendo como momentos mais destacados a realização do Congresso Conquistas da Revolução e a Homenagem àquele que é a referência primeira e maior da nossa Associação - o General Vasco Gonçalves.

Comemorar Abril não é, na nossa perspectiva, uma manifestação saudosista ou passadista. Bem pelo contrário: pensamos que Abril está vivo na memória e no coração do nosso povo e que, por isso, Abril é o futuro.
Um futuro que tem as suas raízes essenciais no notável processo revolucionário iniciado com conquista da liberdade, no próprio dia 25 de Abril de 1974, e com o histórico conjunto de conquistas sociais, económicas, políticas, culturais, civilizacionais, nas semanas e meses que se seguiram ao Dia da Liberdade.
Jamais esqueceremos – ou deixaremos que se esqueça – que a Revolução de Abril, tendo a aliança Povo/MFA como força motriz, constituiu o momento mais avançado e progressista da nossa História colectiva.
Jamais esqueceremos – ou deixaremos que se esqueça - que as Conquistas da Revolução constituem guias essenciais para os caminhos do futuro – sempre, e particularmente neste tempo difícil, em que, ao fim de trinta e sete anos de devastadoras políticas de direita que conduziram Portugal à dramática situação em que se encontra, a luta se nos apresenta como o único caminho a seguir para derrotar essas políticas e retomar os caminhos de Abril.

Esta homenagem a José Carlos Ary dos Santos, inserida no nosso programa de comemorações do 40º aniversário de Abril, quase dispensa explicações.
Ele foi – ele é – o Poeta da Revolução.
Na verdade, ninguém como ele cantou Abril e as suas Conquistas; ninguém como ele acompanhou e gravou em belíssimos poemas, os dias, as semanas, os meses do processo revolucionário; ninguém como ele escreveu os versos necessários em cada momento desse processo: incitando à luta e semeando confiança quando os inimigos de Abril mostravam as garras; glorificando os avanços e conquistas quando a força do movimento operário e dos militares revolucionários se impunha às forças da reacção e dava mais um passo na construção da democracia de Abril; ninguém como ele escreveu, com um talento raro, e declamou, com uma voz inconfundível, a poesia da Revolução.
Por tudo isso – e por razões semelhantes às que lhe valeram ficar celebrizado como o Poeta da Cidade de Lisboa – José Carlos Ary dos Santos ficará na história da literatura, não apenas como um dos grandes poetas portugueses, mas também como o Poeta da Revolução de Abril.
Registe-se, finalmente, que a notável obra poética de José Carlos Ary dos Santos, atingiu a sua expressão mais elevada com o poema As Portas que Abril Abriu, escrito em 1975, onde o Poeta nos conta a história da Revolução Portuguesa: as suas origens, situadas na longa e corajosa resistência ao regime fascista; o derrubamento, pelo heróico MFA, do governo de Marcelo Caetano; a libertação dos presos políticos e a festa do povo nas ruas, vivendo e conquistando a liberdade; o primeiro 1º de Maio, a abrir o caminho para as Conquistas da Revolução…
É este belíssimo poema que constitui a base do espectáculo com que hoje homenageamos José Carlos Ary dos Santos, conscientes de que homenageando o Poeta da Revolução, é Abril que estamos a homenagear. E é por Abril, pelos seus ideais e pelos seus valores, que continuaremos a lutar.
A política de direita, nos seus trinta e sete anos de acção devastadora, destruiu muito do que Abril construiu, fechou muitas das portas que Abril abriu.
Mas estamos certos de que, com a luta organizada das massas trabalhadoras e populares, reabriremos essas portas que foram fechadas e construiremos um Abril novo.