O COVID-19 E A CRISE DO CAPITALISMO

 

                O COVID-19 E A CRISE DO CAPITALISMO

 Manuel Begonha
Presidente da Assembleia Geral

 
Devido ao Covid-19 que se tornou global, desencadeou-se mais uma crise típica do capitalismo.
O que se vai passando pelo mundo da finança, não é normalmente tratado na nossa comunicação social que se esmera em nos oferecer produtos de propaganda e material manipulado.
Por onde andam os objectivos estratégicos do capitalismo, a geografia das influências e os circuitos do dinheiro são assuntos irrelevantes.
Ainda menos , a busca desenfreada de matérias primas e a luta pela hegemonia armamentista que constituem uma ameaça permanente à paz.
Com o pretexto das consequências da pandemia, Portugal está-se a tornar num campo de batalha, devido às divergências que se estão verificar e que têm um enorme potencial desestabilizador.
Pode atirar pobres contra pobres, velhos contra novos, estudantes contra trabalhadores, homens contra mulheres.
Porque haverá os que têm subsídios e outros não ; os que têm emprego e outros não ; os que têm acesso à saúde e outros não ; os que podem estudar e outros não ; os que têm casas dignas e outros não.
E no entanto , poderão ser todos trabalhadores empobrecidos.
Não é aceitável que nos pretendam humilhar, transformando o nosso povo numa mera bolsa de desempregados para construir um mercado, onde os empresários iriam contratar trabalhadores a baixo custo e em condições de trabalho degradantes, para assim fazerem triunfar os seus desígnios de enriquecimento.
Ocorre-me uma citação de John Donne :
"Aflige-me a morte de qualquer ser humano porque sou parte da Humanidade. E por isso nunca perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti."
Há que pôr um fim a tamanho conjunto de injustiças.
É necessário construir os alicerces de uma mudança.
Não queremos que os sinos dobrem sobre a dignidade do povo português.