Falecimento do cor. Varela Gomes




Faleceu na passada segunda feira, dia 26 de Fevereiro de 2018, o cor. Varela Gomes,  homem de grande coragem moral e cívica.

Transcrevemos as palavras proferidas pelo nosso presidente da direcção, Manuel Begonha, no dia da cremação.

.......


João Varela Gomes, chegou à Revolução, já com muitos anos de luta, conhecedor das subtilezas da conspiração, da vida clandestina, dos sacrifícios pessoais, da solidariedade, do compromisso, do conhecimento dos homens, da lealdade e coerência, das traições, do arbítrio, da prisão e tortura, da proximidade da morte, da demonstração da coragem física e moral. Desses tantos pseudo revolucionários ignorantes, mas enfatuados e com muita prosápia que por aí proliferam, não tinha portanto nada a aprender. Teria mau feitio. Pois tinha, mas para quem era pusilânime, vira casacas, acomodado ou delator.
Afrontava qualquer tribuna, de olhar límpido, com uma lucidez tranquila, com uma auto confiança desarmante.
Sabia o que valia e por vezes parecia soberbo, mas respeitava a verticalidade e um espirito elevado, mesmo quando provenientes de um adversário político, era frontal, um avaliador arguto e um decisor implacável.
Nunca o vi apoucar ninguém que o enfrentasse com seriedade.
Tinha uma tal estatura ética e intelectual que o levavam a criticar sardonicamente, tantos, tão pequenos, que o pretendiam desacreditar.
Mesquinhos foram, os seus numerosos detratores, habituados ao reino da calunia, que por inveja e medo, lhe atribuíam, intenções e comportamentos que nunca teve.
A sua admirável cultura, da qual se destacavam a política e a histórica, era temida e certamente demolidora, porque era potenciada por uma inteligência fulgurante, e pela convicção profunda da justeza e necessidade da revolução, pela qual tantos anos combateu.
Sim era um inconformista, mas foi sem dúvida um exemplo e um modelo, para nós jovens que com ele convivemos, dentro e fora da 5ª divisão.
Vimos muitas vezes o seu empenhamento revolucionário ser tomado por destempero e insensatez.
Como se, mais uma vez, consumidos pelo medo, se enganaram  os que assim pensavam.
A coragem a coerência têm os seus caprichos e a urbanidade nem sempre é redonda.
É assim muitas vezes com os heróis.
Por não terem passados vergonhosos, por terem querido não dobrar a cerviz, são perseguidos, vilipendiados e abrem-lhes a porta do esquecimento.
Mas, os lutadores como o Varela Gomes, não passam pela estreiteza dessa porta.
A sua dimensão, a sua obra, fá-lo-ão sobreviver e a ser contemporâneos do futuro, e a sua memória perdurará para além desta morte que não é um fim. 
Eis um homem, a quem a Pátria deve ficar reconhecida.
Obrigado João
...............



Filha de Varela Gomes