Intervenção de Manuel Begonha na apresentação do livro " Abril Caderno de Memórias" da autoria do nosso associado Nuno Pinto Soares



No passado dia 21 de Abril foi apresentado o livro "Abril Caderno de Memórias" da autoria do nosso associado Nuno Pinto Soares.
A Associação foi representada pelo nosso presidente de direcção que na altura proferiu a intervenção que se reproduz.




________________________________________________

Em nome da Direcção da Associação conquistas da revolução, vou ler um pequeno texto. Optei pela leitura porque numa ocasião como esta, não quero que se percam palavras.

Evoco aqui a obra de Robert Musil.

A personagem do livro, é estranhamente indiferente e não reconhece as suas qualidades.

A sua atitude e entendimento da sociedade, denota falta de profundidade e uma desesperante capacidade analítica que o obrigam a recorrer ao mundo exterior para formar o seu carácter.

Vem isto a propósito, de me propor falar do seu contrário que é o Nuno Pinto Soares que é um homem de qualidades. A sua vida demonstra uma luta constante entre a razão e a alma, com a moral e a ética com ponto de equilíbrio e o ideal como guia e epicentro.

É um homem que tive o privilégio de encontrar na Revolução, tendo referência comum o apreço e a amizade pelo General Vasco Gonçalves.

Sempre admirei no Nuno a sua largueza de horizontes, profundidade de pensamento e fina inteligência. É uma personalidade especial que dá particular importância aos valores da verdade e da opinião.

No aspecto profissional, quero apenas recordar duas situações: a sua acção como Comandante da Academia Militar, onde instituiu uma alteração pedagógica notável na relação professor aluno e a sua inteligência política na condução dos cadetes numa campanha de dinamização cultural no Distrito da Guarda.

Por tudo isto, termino acreditando ser justíssimo desejar que este livro tenha o sucesso que o seu autor merece.