40 Anos do 25 de Abril, 40 Anos do Fim da Guerra Colonial







Por iniciativa da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, realizou-se no passado dia 22 de Novembro no Clube Chinquilho Arroteense, um almoço/ encontro de ex - combatentes da guerra colonial.
Estiveram presentes cerca de 150 pessoas, tendo havido várias intervenções.
Manuel Begonha, Presidente da ACR destacou a importância daquela reunião, tendo declarado:
" O governo salazarista não quis perceber o significado do fim dos impérios coloniais e teimou em envolver um país de fracos recursos humanos e materiais, numa guerra em três frentes.
O povo português acabou por perceber que estava a combater por uma causa injusta e contra o sentido da história, o que criou condições para a eclosão do 25 de Abril."
Disse ainda que" uma das Conquistas mais importantes da revolução  foi a da Paz, consequência da descolonização."
Terminou a sua intervenção afirmando: "Não se cumpriu ainda um dos D do programa do MFA ,o Desenvolvimento, o que tem penalizado, os ex-combatentes através de sucessivas medidas de austeridade,também muito desconsiderados pelos sucessivos governos, quer no aspecto do reconhecimento pela opinião pública, quer no remuneratório, quer na assistência social, nomeadamente no apoio á saúde que tem vindo a piorar de uma forma significativa.
Mas sois um testemunho que houve uma guerra colonial que não deixareis esquecer, como parece ser a vontade deste governo."