O 25 DE ABRIL E O 25 DE NOVEMBRO ⎯ Manuel Begonha | sócio da ACR

 

O 25 DE ABRIL E O 25 DE NOVEMBRO
Manuel Begonha | sócio da ACR

 
 
No momento em que se discute a comemoração do golpe militar do dia 25 de Novembro de 1975, apresento algumas notas apenas para esclarecimento. 
Não vou entrar em pormenores que possam reabrir feridas entre militares, que nesta fase devem estar unidos, para combater o inimigo comum.
Cada vez mais este vem mostrando a sua face de produto do ovo da serpente.

O dia 25 de Abril de 1974, foi um golpe militar preparado, montado e executado apenas por militares e com o suporte discreto de forças anti- fascistas civis, destinado a derrubar a ditadura que nos oprimia há 48 anos.
Teve os seus heróis que tudo arriscaram pelo sucesso da operação, tendo - se tornado paradigmático Salgueiro Maia.

No golpe de 25 de Novembro não houve heróis.
Apenas vítimas entre os que foram revolucionários.
Foram presos, humilhados e com a respectiva carreira destruída, a mando de alguns dos mais importantes camaradas igualmente protagonistas do 25 de Abril. 
Os proclamados heróis não passaram de executantes das instruções do embaixador norte-americano e notável elemento da CIA, Frank Carlucci, transmitidas em frequentes reuniões ocorridas na correspondente embaixada. 

O objetivo, de acordo com a doutrina de Kissinger era acabar com quaisquer resquícios do sistema comunista em Portugal, há semelhança do que executou no derrube de Salvador Allende no Chile. 
Em paralelo, foi criada a terceira via , aliciando o PS de Mário Soares que seria anti - comunista e social- democrata, como já fora ensaiado em França e Itália. 

Alguém ganhou com o golpe de 25 de Novembro? 
Apenas os fascistas que tinham práticas terroristas, através do ELP, MDLP , Grupo Maria da Fonte e outros que entretanto preparavam um golpe paralelo, esse sim sangrento, com o qual pretendiam efectuar uma purga dos comunistas, dos chamados gonçalvistas e outros revolucionários. 
Foi no entanto aberto o flanco que lhes tornou possível a ascensão cujas consequências são hoje bem visíveis.