Texto periódico XI "Quando os Fantoches Têm o Poder"


Marques Pinto

Vogal da direcção



Neste momento temos pelo Mundo e em diferentes Continentes vários governos liderados por verdadeiros fantoches e notem, não quero que se identifique fantoche com palhaço  -profissão que me encantou em catraio bem como aos meus filhos e agora ainda são apreciados pelos meus netos.

Para mim o fantoche é a personagem que serve interesses doutros que não querem dar a cara na defesa e conservação dos seus interesses por mais mesquinhos e vergonhosos que sejam.  

Claro está que ao fantoche também  lhe é permitido retirar proveito pessoal e para a camarilha que o rodeia no poder. 

Não é necessário enumerar nomes e países onde os vamos encontrar, pois por demais os leitores os sabem identificar.

Contudo também nesta classe de governantes temos "fantochezinhos" e "Fantoches", e nesta  diferenciação importa muito o que com os seus actos afectam poucos ou muitos milhões e por vezes em muitos países.

Li há pouco que uma destas "curiosas figuras" continua a pressionar o Governo do Canadá para que esse governo extradite para os Estados Unidos uma senhora que é a Directora Comercial de uma das maiores empresas de telecomunicações da China e a pedido dos USA foi retida no Canadá por "fraude comercial"...mas que curiosamente ainda não foi tipificada ....como fraude ou acto ilegal...mas apenas como acto comercial que não é do interesse dos USA.

Mas agora temos também mais um  ridículo desse mesmo Fantoche que na sua preocupação de criar mais pontos de fricção com a China decidiu vir em apoio das minorias islâmicas que habitam nas províncias do Oeste da China e segundo o Governo Americano "estão a ser alvo de perseguição" por apenas terem cometido umas centenas  de assassinatos de cidadãos chineses ...que não eram islâmicos, mas tinham o azar de serem seus vizinhos.

Assim Trump sempre defensor de todas e quaisquer minorias em qualquer parte do mundo pretende que tais actos sejam rapida e eficientemente tratados como ofensas aos direitos humanos ao mais alto nível, sancionando dura e eficazmente o Governo de Pequim.

 

Curiosamente na mesma revista e sobre os efeitos da pandemia, vinha um estudo sobre as percentagens dos falecidos nos USA que aponta que mais de 63% dos casos mortais se verifica nas classes sociais mais desfavorecidas nomeadamente nos afro-americanos que sendo cerca de 14% da população constituem mais de 41% dos óbitos por Covid 19.

 

Gostaria de saber ou ter dados válidos sobre a aceitação que este novo defensor dos povos islâmicos tem por parte das populações civis do Iraque ou do Afeganistão, onde os exercitos e mercenários americanos as "protegem" e cujo país  invadiram para lhes garantir a "única e verdadeira democracia á Americana"

 

Mas claro que a guerra do Afeganistão é pior que a história da "Nau Catrineta" e talvez um dia se possa contar porque começou há quase um quarto de século e é preciso manter...por mais custos em vidas que vá custando a guerrilheiros, militares e sobretudo á população civil indefesa e mártir já em muitos milhões de vidas.