Prof. Mário Ruivo |
O Professor Mário João de Oliveira Ruivo, nascido em Campo Maior em 1927 e que deixou a nossa companhia em 25 de Janeiro em Lisboa, era conhecido internacionalmente como cientista e investigador no campo da Oceanografia Biológica e tendo-se formado em Biologia na Faculdade de Ciências de Lisboa em 1950,
Segui-se a sua especialização na Sorbonne de Paris, em Oceanografia Biológica , desenvolvendo a partir dessa data activa investigação em vários Países, e frequentemente convidado a participar e dar o contributo do seu conhecimento em organizações internacionais.
Na Organização da FAO das Nações Unidas, foi Director de Divisão em Roma durante 5 anos após deixar o lugar de Ministro dos Negócios Estrangeiros no 5º Governo Provisório em 1975, tendo ainda desempenhado o lugar de Secretário de Estado das Pescas, nos 3 Governos Provisórios anteriores, sempre convidado pelo General Vasco Gonçalves que reconhecia no Prof. Mário Ruivo uma pessoa de elevada cultura e de espirito aberto e profundamente anti-fascista.
Sendo um Homem de ciência não deixou contudo de desde jovem manifestar e assumir sempre posições firmes contra a ditadura, tendo sido dirigente da Direcção Universitária de Lisboa, do MUD Juvenil, e por esse motivo perseguido e preso pela ditadura em 1947, quando ainda estudante.
A sua obra e estudos apresentados e reconhecidos internacionalmente tornaram o Professor Mário Ruivo em figura de elevado prestigio para Portugal, tendo sido condecorado e homenageado por vários países, como Brasil, Espanha, França, etc. tendo ainda em 2015 sido distinguido pela União Europeia com o Prémio Cidadão Europeu.
Á sua familia a "Associação Conquistas da Revolução" - onde deixou admiradores e amigos - expressa por esta via os seus pêsames.