ROSA COUTINHO sócio de mérito da Associação Conquistas da Revolução

Proposta de Sócio de Mérito                              [ Rosa Coutinho]

A Direcção da Associação Conquistas da Revolução, na sua reunião de 19 de Março, nos termos do Artigo 7º dos Estatutos, aprovou por unanimidade submeter, à Assembleia-Geral de associados, a proposta de atribuição da qualidade de Sócio de Mérito da ACR a Rosa Coutinho.*

Altamente prestigiado como Oficial da Armada é escolhido, pelos seus camaradas mais jovens do MFA para integrar a Junta de Salvação Nacional (JSN), a 25 de Abril de 1974.O seu profundo sentido da mudança dos ventos da História aliam-no às transformações revolucionárias que se impõem. Como militar de Abril empenha-se fortemente nas missões que lhe são cometidas quer pela JSN quer pelo Conselho da Revolução. Entre outras, coordenou o Serviço de Extinção da PIDE-DGS e da Legião Portuguesa antes de, após o 28 de Setembro, ir presidir à Junta Governativa de Angola.

Foi aqui no complexo processo de descolonização de Angola onde a sua acção se evidenciou com firmeza e coerência. Rosa Coutinho permaneceu no território até à assinatura dos Acordos de Alvor (Janeiro de 1975), entre o Estado Português e os três designados movimentos de libertação: MPLA,FNLA e UNITA. Defendeu a integridade territorial de Angola contra o separatismo de Cabinda apoiado pelo Zaire. Suportou com denodo e galhardia os ataques e calúnias com que os inimigos da Revolução sempre quiseram brindá-lo até morrer.
Regressado da sua missão em Angola foi um forte apoio, no campo militar, ao desempenho revolucionário de Vasco Gonçalves e dos seus governos, sobretudo durante o Verão Quente de 1975, firmando-se sempre pela luta das conquistas alcançadas. Já depois de afastados da acção político-militar, pelas forças contra-revolucionárias, continuaram ambos, próximos dos anseios do povo e de suas organizações populares, muitas vezes juntos, a estimular a continuação da luta por um Portugal de Abril.

Esta proposta, visa homenagear uma vida e acção de exemplar dedicação à defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e de Portugal que integram um duro combate à ditadura fascista e uma intervenção marcante na defesa e consolidação do 25 de Abril e de intensa participação no processo revolucionário que lhe decorre.

Pelo que ainda hoje e sempre significarão, a vida e acção de Rosa Coutinho, a Direcção da Associação foi unânime em concluir que, como exemplo e estímulo, as mesmas configuram relevantes contributos para a realização dos objectivos da nossa Associação.


Lisboa 19 de Março de 2014
A Direcção
                      

              *António Alva Rosa Coutinho  (1926-2010)

AROVADA POR UNANIMIDADE E ACLAMAÇÃO