RAMIRO CORREIA sócio de mérito da Associação Conquistas da Revolução

Proposta de Sócio de Mérito                 [Ramiro Correia]

A Direcção da Associação Conquistas da Revolução, na sua reunião de 19 de Março, nos termos do Artigo 7º dos Estatutos, aprovou por unanimidade submeter à Assembleia-Geral de associados a proposta de atribuição, da qualidade de Sócio de Mérito da ACR, a Ramiro Correia.*

Ramiro Correia foi um dos principais e mais conhecidos obreiros da grande construção colectiva e patriótica das Conquistas da Revolução. No campo militar, foi o criador de um dos projectos mais ambiciosos da Revolução Portuguesa de 1974-75: a “Dinamização Cultural/Acção Cívica”. No seu delineamento e execução empenhou-se revolucionariamente; isto é, de corpo e alma, de total entrega e dedicação. Foi um dos militares do MFA mais queridos e populares entre a gente de trabalho e de cultura. As suas intervenções públicas em comícios, rádio, televisão eram aplaudidas como sinal de confiança e de esperança. Os acontecimentos contra-revolucionários de 25.Nov.75 encontram naturalmente Ramiro Correia do lado da coerência, da dignidade, do socialismo. E desse lado se manteve, desde Maio de 1976, na República Popular de Moçambique, até à hora final em Agosto de 1977.
“Subitamente, na clivagem do tempo”, (para utilizar o título de um seu poema), terminou a vida de Ramiro Correia. Em cenário de tragédia antiquíssima, solene, tão tremenda que jamais a emoção deixará o entendimento esquecer.
O seu exemplo, esse permanecerá herança do Povo Português, dos Povos do Mundo, legado precioso e fecundo de um HERÓI DO NOSSO TEMPO.“E nós nomearemos o tempo”, como ele exorta ao fechar o seu livro “MFA e LUTA de CLASSES” (Março 1976).

Esta proposta, visa homenagear uma vida e uma obra de exemplar dedicação à defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e de Portugal que integram um duro combate à ditadura fascista e uma intervenção marcante na defesa e consolidação do 25 de Abril e de intensa participação no processo revolucionário que lhe decorre.

Pelo que ainda hoje e sempre significarão, a vida e obra de Ramiro Correia, a Direcção da Associação foi unânime em concluir que, como exemplo e estímulo, as mesmas configuram, relevantes contributos para a realização do objecto da nossa Associação.

Lisboa 19 de Março de 2014
A Direcção
                     
              * Ramiro Pedroso Correia (1937-1977) Colocado no apoio à Junta de Salvação Nacional (Maio 74) colabora com o Conselho de Cultura e Espectáculos. Integrado na 5ª Divisão do EMGFA (1974) veio a fazer parte do Conselho da Revolução (1975). Chefiou, por fim, a referida 5ª Divisão do EMGFA.


 APROVADA POR UNANIMIDADE E ACLAMAÇÃO