COSTA MARTINS sócio de mérito da Associação Conquistas da Revolução

Proposta de Sócio de Mérito                                  [ Costa Martins]

A Direcção da Associação Conquistas da Revolução, na sua reunião de 19 de Março, nos termos do Artigo 7º dos Estatutos, aprovou por unanimidade submeter, à Assembleia-Geral de associados, a proposta de atribuição da qualidade de Sócio de Mérito da ACR a Costa Martins.*

Foi um dos Capitães de Abril, desde o início ligado à conspiração na Força Aérea e fundamental na revolta que devolveu a Liberdade a Portugal. No dia 25 de Abril, teve a seu cargo a ocupação do Aeroporto de Lisboa, o controlo do Aeródromo Base nº 1 e a interdição do espaço aéreo português. Fê-lo sozinho, sem o apoio de ninguém, visto que os reforços só chegaram mais tarde.
Integrou o II, o III, o IV e o V Governos Provisórios, entre 1974 e 1975, como Ministro do Trabalho sob a presidência de Vasco Gonçalves. Combativo e determinado nunca deixou de perseguir os seus ideais o que lhe granjeou obstáculos e um sem número de problemas, como é comum acontecer aos mais audazes e firmes na defesa dos interesses dos trabalhadores e do seu povo. Foi essa a característica dada ao ministério que presidiu por mais de um ano, ouvir e valorizar os que trabalham e o factor trabalho. Não obedecendo à ordem de captura emitida pela contra-revolução, no seguimento do golpe reaccionário de 25 de Novembro, esteve exilado na RPA. Foi alvo de ignominiosa calúnia e, nem depois de apurada a verdade, os inimigos políticos se calaram. Manteve-se firme no lado dos seus princípios e honradez e sempre lutando pelo Portugal sonhado em Abril, até que um acidente brutal, em 6 de Março de 2010,o retirou precocemente da nossa companhia.

Esta proposta, visa homenagear uma vida e acção de exemplar dedicação à defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e de Portugal que integram um duro combate à ditadura fascista e uma intervenção marcante na defesa e consolidação do 25 de Abril e de intensa participação no processo revolucionário que lhe decorre.

Pelo que ainda hoje e sempre significarão, a vida e acção de Costa Martins, a Direcção da Associação foi unânime em concluir que, como exemplo e estímulo, as mesmas configuram relevantes contributos para a realização dos objectivos da nossa Associação.

Lisboa 19 de Março de 2014
A Direcção
                
*José Inácio Costa Martins (1938-2010).

APROVADA POR UNANIMIDADE E ACLAMAÇÃO