Museu do Trabalho - Setúbal - 20231111 | Síntese da intervenção de Baptista Alves | Centenário de Vasco Gonçalves

 

 

 


Síntese da intervenção de Baptista Alves
Presidente da Direcção

 

Esta iniciativa insere-se nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril de 1974 e tem como objectivo principal a apresentação do projecto de construção de um Monumento de homenagem ao General Vasco Gonçalves.

O primeiro grande passo para a sua concretização foi o convite ao Arquitecto Álvaro Siza, em cumprimento de decisão da Comissão de Honra das  comemorações do Centenário do nascimento do General Vasco Gonçalves e foi um auspicioso início deste processo pela adesão imediata e, diria mesmo, entusiástica do Arquitecto e seus colaboradores e, muito particularmente, do Arquitecto António Madureira.
 

O segundo grande passo foi o contacto com a CMLisboa, para cuja concretização foi criada uma delegação da Comissão Executiva do Monumento. Foi marcado por um inconcebível rol de peripécias que se encontram bem documentadas na “ Colectânea das comemorações do Centenário do nascimento do General Vasco Gonçalves”, editada pela nossa ACR: uma primeira declaração de apoio e adesão por parte do PCMLisboa, provocou a reação do Presidente do CDS e outros adversários de Abril e na sequência um manancial de bloqueios administrativos nada consentâneos com a democracia de Abril. Mas, foi marcado também pelo desenvolvimento do estudo prévio do Monumento que apresentámos publicamente, na Casa do Alentejo, no Jantar comemorativo do 49º Aniversário do 25 de Abril de 1974. E, como não podia deixar de ser, divulgámos por todos os meios ao nosso alcance, com especial relevância por via NET, dado adquirido que é
o total silenciamento por parte dos grandes meios de comunicação social dominantes,… dominados.
Façam o que fizerem os semeadores de escolhos, de todos os matizes, o Monumento já existe, porque do génio de Álvaro Siza já nasceu, e é já património cultural e político de todos nós, gente de Abril.

O terceiro grande passo foi dado no dia 5 de Outubro, dia de afirmação republicana, com o lançamento da subscrição pública para a construção do Monumento, a que se seguiu a inauguração virtual do Monumento, pelas 19H00, na Alameda D.Afonso Henriques. Esta iniciativa marcou também o início do processo de construção física do Monumento, em mármore de Estremoz, a ser doado à cidade de Lisboa, onde nasceu o General V.G., no Bairro da Graça, e onde viveu, lá para os lados das Avenidas Novas.

O quarto grande passo, estamos a dá-lo agora, aqui hoje e nos amanhã em qualquer lado do Portugal de Abril, com um grande objectivo:
Comemorar o 50º Aniversário do 25 de Abril de 1974, no dia 25 de Abril de 2024, com a inauguração do Monumento de Homenagem ao General Vasco dos Santos Gonçalves, na Alameda D. Afonso Henriques.

Ali mesmo, a meio do espaço entre a Graça, onde nasceu o General e as Avenidas Novas, onde viveu:

  • Na belíssima Alameda D. Afonso Henriques que acolhe anualmente as comemorações do 1º de Maio;
  • Frente ao IST, referência da Engenharia Portuguesa e símbolo que também foi do Movimento estudantil que corajosamente afrontou a ditadura, engrossando assim o movimento anti-fascista português que não concedeu tréguas ao regime de Salazar e Caetano;
  • Naquele espaço que ostenta o nome do fundador da nação que somos, queremos deixar gravado o nome do refundador da nação que queremos ser: o Portugal de Abril.