«Marcha por Abril – Contra a exploração e o empobrecimento» SAUDAÇÃO ÀS INICIATIVAS DA CGTP-IN PARA 19 DE OUTUBRO




A Associação Conquistas da Revolução saúda e apela à participação na «Marcha por Abril – Contra a exploração e o empobrecimento» convocada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN), para o dia 19 de Outubro, que decorrerá nas cidades de Lisboa e do Porto.
Por força das violentas medidas de austeridade, impostas pela troika e pelos senhores do neo-liberalismo, Portugal foi atirado para um ciclo vicioso de destruição do seu tecido económico e social e para uma cruel degradação das condições de vida dos trabalhadores, dos reformados, pensionistas e idosos e do povo em geral.
O desemprego real, como consequência dos despedimentos e da recessão económica, facilitados e promovidos pelo governo, atinge, cerca de milhão e meio de cidadãos, incluindo muitos jovens impedidos de continuar a estudar e mandados para o estrangeiro.
Cerca de 50 % dos desempregados não recebem subsídio de desemprego ou qualquer outro apoio social.
As funções sociais do Estado: saúde, segurança social, educação, justiça, serviços públicos, apoio às pessoas carenciadas, são objecto de medidas restritivas e cortes orçamentais sucessivos que inviabilizam o seu normal funcionamento.
Os indicadores já conhecidos das linhas mestras do Orçamento do Estado para 2014, expressas na proposta das Opções do Plano, deixam claro que as prioridades do governo se centram na estabilidade financeira, à custa dos cortes nos serviços sociais, no despedimento de dezenas de milhar de trabalhadores da Administração Pública e na manutenção e aprofundamento dos sacrifícios impostos aos cidadãos que vivem dos seus rendimentos do trabalho ou das pensões de reforma.
As declarações de inconstitucionalidade, pronunciadas pelo Tribunal Constitucional, sobre diversos diplomas governamentais ou da Assembleia da República, demonstram que o governo e a maioria parlamentar que o suporta convivem mal com a Constituição da República que juraram cumprir e fazer cumprir.
A Associação das Conquistas da Revolução defende um Portugal livre e um Portugal de progresso; de progresso económico e social, só possível com novas políticas que assegurem a independência , quer económica quer politica, face ao exterior e que garantam o bem-estar de todos os cidadãos e o direito a usufruírem de uma vida digna no presente e no futuro.
A Associação Conquistas da Revolução exige um Portugal que prossiga os valores conquistados com a Revolução de Abril de 1974.
Viva a luta dos trabalhadores