Intervenção de José Nunes Maia na Sessão Comemorativa das Nacionalizações


 Intervenção de José Nunes Maia 

           Professor Aposentado do ISCTE;
  Ex-Membro da Comissão de Fiscalização da Siderurgia Nacional, E. P., em representação dos   trabalhadores;
     Gestor eleito por larga maioria dos trabalhadores da Siderurgia Nacional, E.P. para integrar o respectivo Conselho de Gerência. Não tomou posse, alegadamente porque, desde o Governo de Maria de Lurdes Pintassilgo, a lei enquadradora não foi regulamentada;  Ex-Membro do Comité Consultivo da CECA, em representação da CGTP.


Reflexões sobre a Gestão das Empresas Nacionalizadas em 1975



Amigos, senhoras e senhores


Pode parecer um acaso que, em idade normal, eu tivesse cursado a licenciatura em engenharia no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e, quase imediatamente, exercido a profissão de engenheiro durante 19 anos na antiga Siderurgia Nacional, onde me empreguei em 1972, quando a Empresa era controlada pelo Grupo Champalimaud, mas cabe-me confessar que, em meu cálculo pessoal, sempre admitira que essa minha opção pessoal, de me empregar na Siderurgia Nacional – com efeito, como jovem engenheiro acabado de sair do “Técnico”, eu fora convidado a integrar o então Grupo CUF –, talvez me viesse a compensar, em termos de enriquecimento pessoal, pela experiência profissional numa Empresa que, a meus olhos, prometia desempenhar um papel relevante no desenvolvimento industrial português, afastada que fosse a teia de interesses estabelecida em torno do Grupo Champalimaud, teia de interesses que, em muitos aspectos, impedia a Empresa de exercer aquele papel, obviamente por até então estar sobretudo ao serviço dos interesses, e dos caprichos, daquele Grupo.
Devo, pois, reconhecer que aquela aposta pessoal veio a ser razoavelmente ganha pela chegada do 25 de Abril, e, em particular, pela radicalização do processo revolucionário com a chegada das nacionalizações dos então chamados sectores básicos da economia, na sequência do 11 de Março de 1975.
A nacionalização da Siderurgia Nacional veio, está claro, a constituir-se como um elemento importante na consolidação do poder político democrático, e então revolucionário, ou não tivesse António Champalimaud jogado habilmente com a arma do vencimento mínimo logo em Maio de 1974, “decretando” então aumentos bem superiores aos reclamados pelos sindicatos, criando por essa demagógica via um sério problema ao Governo Provisório, como depois mo confirmou, aliás, o próprio General Vasco Gonçalves. E António Champalimaud não se inibiu de jogar aquela arma apesar de, à data do 25 de Abril, já se arrastar por perto de 30 meses o período de “negociação colectiva” que, num ápice, teve assim o seu epílogo após o célebre “1º de Maio” de 1974. Esvaziando, será oportuno sublinhá-lo, as manobras dilatórias conduzidas, no quadro da negociação colectiva, durante mais de 2 anos pela Administração da Siderurgia Nacional, por si controlada, mas para deitar mão, já se vê, a manobras noutro tabuleiro, sob o óbvio pretexto da mudança política que então se vivia em Portugal.
Invoco este pormenor por ser público, e por ser uma eloquente prova das manobras que, em particular quando está acesa a luta de classes, os detentores dum monopólio, ou dum oligopólio, podem desenvolver. Digamo-lo claramente: do ponto de vista da luta de classes, as formações monopolísticas são uma arma frequentemente poderosa a favor de quem as detém, pelo que, em termos de política económica, bem podemos proclamar que, se é certo que um monopólio só deve ser tolerado quando estamos perante a inevitabilidade da sua emergência por razões “naturais” como a economia de escala, a sua existência jamais é tolerável em mãos privadas. Por mais que nos venham com a conversa das entidades supostamente reguladoras da sua actividade, como, à saciedade, se vem verificando recentemente entre nós desde logo na questão dos preços nas áreas, hoje todas de importância capital, dos combustíveis, da electricidade ou das comunicações, após a reprivatização destes sectores.
A nacionalização da Siderurgia Nacional beneficia aqui de destaque pela mera circunstância da história pessoal deste orador, mas importa reconhecer que ela não é mais do que uma ilustração típica dos problemas com que se defrontou a implantação da democracia, que, após o golpe do 11 de Março de 1975, não pôde dispensar o recurso à nacionalização de várias indústrias então consideradas básicas.
Percebe-se assim a lógica de se ter vindo a incluir as nacionalizações das principais empresas industriais na bandeira das Conquistas de Abril.

Mas importa ter em conta que, em termos de gestão destas importantes empresas na esfera nacional, e no quadro do necessário desenvolvimento económico almejado com o 25 de Abril, outras questões de grande alcance se impuseram. Destaco, em particular, a questão da adequação do aparelho técnico dessas empresas às necessidades do adensamento do tecido económico português, desde logo na vertente industrial.
Tornou-se então evidente para muitas mais pessoas que, também nesse aspecto, severas eram as consequências da herança da indústria monopolizada em mãos privadas, monopolização que, para total garantia dos interesses instalados, até tinha contado com a oferta, por Salazar, do chamado regime de condicionamento industrial. Note-se que este regime era, à época, tão anacrónico, que mesmo adeptos da via capitalista se distanciavam dele, tal o convite implícito que dele decorria a um considerável marasmo no desenvolvimento técnico industrial que os monopolistas privados impuseram ao país. Não estou, esclareça-se, a sugerir que nada de interesse existia em Portugal na esfera industrial, ou que a indústria existente à data do 25 de Abril lembrava mais a indústria existente nos nossos vizinhos europeus no início do século XX, estou apenas a sublinhar que, no geral, grande era o atraso do nosso ambiente industrial em relação ao desses países. E este atraso era tão pesado que não é exagero afirmar-se, sem pretender afastar os erros da política industrial anti-Abril seguida nas últimas décadas, que nele se podem encontar as profundas raízes da considerável fragilidade da nossa actual indústria, fragilidade que nem a ocorrência de 2 PEDIP, com apoio dito comunitário europeu, resolveu capazmente, longe disso, pelo que é de reconsiderar, à luz da história, que a necessária ultrapassagem deste problema de atraso vai ter de passar pela nacionalização dos sectores que a actual estrutura da indústria contenha e que possam desempenhar papel básico na dinamização da indústria em Portugal. Uma coisa é certa, e até alguns liberais, ou, na prática, convertidos ao neoliberalismo, vão reconhecendo: Portugal carece de re-industrialização, sob pena de, também por essa lacuna, não se vislumbrar saída duradoura para a crise em que a política anti-Abril de há muito vem mergulhando o país.
Quem se manteve mais longe da análise destes problemas poderá estranhar estas minhas palavras, por idealizar que a questão das nacionalizações só interessaria à esfera política, não vendo nas nacionalizações um caminho afinal indispensável à solução de muitas e sérias questões técnicas das empresas nacionalizadas. Pois, é caso para reconhecer que muito eficaz foi a propaganda anti-Abril: admito que grande parte dos portugueses se tenha deixado convencer de que os grupos monopolistas não cometiam erros técnicos e que, quanto a prejuízos, essas empresas só neles incorriam enquanto empresas nacionalizadas.
Deixem-me por isso, uma vez mais, recorrer aqui ao exemplo da Siderurgia Nacional para ilustrar 2 problemas técnicos da maior gravidade com que a nacionalização teve de se defrontar: a localização da fábrica do Seixal, a escala do alto-forno instalado.
A verdade é que a localização da fábrica no Seixal só satisfazia um bom critério de localização, a saber, o de o Seixal integrar a Grande Lisboa, a região maior consumidora de aço no país, pelo que a distribuição dos produtos siderúrgicos ficava deste ponto de vista facilitada. Mas já quanto ao meio de transporte, as soluções ao dispor da Empresa estavam, na prática, confinadas à via do camião, visto que, então, a fábrica não tinha ligação à rede ferroviária nacional. Dir-se-á que lhe cabia explorar a via marítima, mas a verdade é que esta via só podia ser usada com sérias limitações: os mais velhos talvez se lembrem da trasfega de minério e de carvão que se fazia em pleno estuário do Tejo, de barcos graneleiros de 30 milhares de toneladas para pequenas barcaças com capacidade nunca superior a 2 mil toneladas, barcaças que transportavam finalmente aquelas matérias-primas até ao muito modesto cais da fábrica do Seixal, no estuário do Coina, num processo caro e poluidor. Ou seja, a fábrica do Seixal estava geograficamente próxima do mar, podendo, pensaria qualquer especialista siderúrgico, retirar partido dessa localização como aconteceu a muitas empresas siderúrgicas que, por tal motivo, eram colectivamente consideradas “costeiras”, o que, obviamente, lhes permitia, e permite, receber matérias-primas e expedir produtos acabados em barcos grandes e mais económicos. Mas o problema é que a fábrica do Seixal não era “costeira”, porque os barcos grandes não chegavam lá. Como também não chegavam ao Barreiro, lembremo-nos, limitando igualmente a exploração do complexo da Quimigal. Enfim, tivesse a decisão de localização da fábrica do Seixal sido bem estudada pelo Grupo Champalimaud e facilmente se teria encontrado o porto de Setúbal como a decisão óptima para a localização da fábrica siderúrgica integrada. Eis por que, chegada a nacionalização, não pôde a Siderurgia Nacional cumprir tão exemplarmente quanto conviria a uma economia ao serviço do povo fornecer aço não só de qualidade como a preço mais módico.
Quanto à escala do alto-forno, parâmetro de enorme importância no plano de custos de produção fabril, bastará colocar a questão: quantos altos-fornos com capacidade anual inferior a meio milhão de toneladas (como era o caso do alto-forno do Seixal) existiam na Europa na circunstância de serem aparelhos únicos das respectivas empresas? Só já depois da nacionalização foi esta questão encarada, através da aquisição de 1 alto-forno de 1 milhão de toneladas. Mas foi sol de pouca dura, o então primeiro-ministro Cavaco Silva, em mais uma das suas fulgurantes decisões sob a dócil submissão aos interesses estrangeiros, tratou de mandar vendê-lo, não permitindo a sua instalação em Portugal, ferindo, no enquadramento comunitário, finalmente de morte a continuidade da siderurgia integrada[1] em Portugal. E remetendo-nos, é a amarga verdade, para a situação de país que actualmente dispõe de uma siderurgia afinal bem típica dos primeiros passos de insdustrialização dos países subdesenvolvidos, que, no essencial, reduz a sua actividade à fusão de sucatas ferrosas com a produção de varão para betão.
Isto é, a Siderurgia Nacional nacionalizada herdou importantes problemas técnicos, e económicos,  que apenas após a nacionalização começaram a ser equacionados. Mas na voragem anti-Abril subsequente parte desses equacionamentos sequer vieram a ter expressão prática. A curteza de vistas foi, aliás, tamanha, que, decidida a reprivatização, muito espantado ficou o Governo, então de Cavaco Silva, com a ausência de candidatos à reprivatização. Nem Champalimaud, então já regressado às lides intrafronteiras, lhe pegou. Porque, obviamente, a cartilha neoliberal já estava então, e em força, em marcha na Siderurgia Nacional, com a inevitável degradação de muitos índices organizativos, técnicos e económicos. Cumpriu-se a seguir o caminho lógico da integração europeia, em clara antecipação do que, depois e nos nossos dias se vê: em Portugal reduza-se a siderurgia à mínima expressão, em favor das potências europeias, com destaque para a Alemanha, que precisava de assegurar mercado para as suas já muito produtivas siderurgias, que, aliás, continua a modernizar.

Amigos

Muitas e complexas questões se colocaram, portanto, à gestão das empresas nacionalizadas, mas, na minha perspectiva, essas dificuldades voltarão amanhã a ocorrer, quando encontrarmos colectivamente uma via capaz de contrariar as barreiras que se opõem ao nosso desenvolvimento económico, social, cultural. Um problema adicional é que essa dificuldades não vão repetir-se exactamente na espécie, na sequência, no ritmo.
Não quero empolar dificuldades, mas, em particular na minha qualidade de estudioso da gestão empresarial, gostava de deixar aqui a opinião de que, sem novo clima político, nada se conseguirá com efeito duradouro. Sequer recorrendo à ilusória segurança dada por uma boa Constituição, e por boas Leis-quadro, por exemplo relativas a novas nacionalizações. Digo ilusória porque, se atentarmos bem nas leis das nacionalizações e dos estatutos das empresas públicas que apareceram em 1975, concluiremos que, se não eram perfeitas, não foram os seus defeitos que impediram o almejado êxito perseguido pelas nacionalizações. Pelo contrário: posso testemunhar que, por exemplo no quadro da Siderurgia Nacional, era tão ampla e clara a leitura de obrigações mínimas dos gestores da Siderurgia Nacional, E. P., que, a partir de certa altura, se lhes ouviu: nós temos aqui obrigações estritas a cumprir, mas, afinal, só há um Partido, que por acaso não está no Governo, que defende as nacionalizações. Bem, acrescente-se, além do Partido, havia o empenho da maioria dos trabalhadores da Siderurgia Nacional e das suas organizações mais representativas, que bem podem orgulhar-se do que conseguiram realizar em termos de esclarecimento e mobilização.
Termino: as nacionalizações hão-de servir antes de mais como uma resposta e um instrumento políticos, mas o seu êxito vai depender também de uma delicada gestão nas diversas vertentes técnicas e económicas, doravante porventura até mais exigentes como, por exemplo, na dimensão ambiental, obviamente enquadradas por leis capazes, mas fraco alcance se conseguirá nessa caminhada se não houver empenho no trabalho dos respectivos trabalhadores e gestores. Sem esquecer que não há consolidações imutáveis ou irreversíveis em gestão, aqui como na política, pelo contrário: estamos no domínio do que apenas existe quando é construído e mantido, visando a criação de uma ordem que, por ser humanista, é complexa, é exigente, em busca não redutível a uma mera orientação como a de que o capitalismo se serve, a mera busca de lucro financeiro.
Não, o futuro que precisamos de construir é mais complexo do que o capitalismo pressupõe, mas é aquele que o nosso humanismo reclama.




Seixal, 28 de Abril de 2012



[1]              A que baseia a produção de aço a partir de minério de ferro e de carvão, em vez de a partir de sucatas ferrosas.