NELSON MANDELA

Faleceu Nelson Mandela.Continua entre nós!

Perante o falecimento de Nelson Mandela, a Associação Conquistas da Revolução solidariza-se na dor e no profundo pesar, com a família e com o povo da África do Sul  pela perda do   líder histórico da luta contra o inqualificável e criminoso regime do apartheid e a favor da liberdade, da democracia, da justiça e do progresso social.

Nelson Mandela desde muito jovem dedicou a sua vida à luta contra o brutal regime opressor do apartheid Sul Africano. Em 1942 começa a frequentar reuniões do Congresso Nacional Africano (ANC) .É um dos fundadores da Liga da Juventude do ANC em 1944. Em 1962, quando actuava na clandestinidade como membro do movimento Umkhonto we Sizwe, na sequência do massacre de Sharpeville e da ilegalização do ANC, Nelson Mandela é preso, acabando por ser condenado a prisão perpétua. Em 1985 recusa a proposta, do então presidente sul-africano, de em troca da renúncia à luta armada poder sair da prisão. Em 1990, após 28 anos de prisão, e ao fim de uma longa luta pela sua libertação por parte do povo da África do Sul e de movimentos de solidariedade e organizações progressistas de todo o mundo, Nelson Mandela é, finalmente, libertado e contribuí para o fim do iníquo regime de apartheid no ano seguinte. Em 1994, Mandela é eleito Presidente da África do Sul, nas primeiras eleições livres realizadas nesse país. Assinale-se que apenas em 2008 Mandela é retirado da lista das personalidades consideradas terroristas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. E que a própria direita portuguesa, chefiada por Cavaco Silva, teve o arrojo de votar ao lado dos que haviam mantido essa vergonhosa situação.
A ACR  lembra, como também em Portugal, foi activa a solidariedade para com o povo da África do Sul e a luta anti-apartheid, através das forças e organizações políticas progressistas e muito particularmente do "Movimento Português Contra o Apartheid" de que o Conselho Português Paz e Cooperação é, e foi  dinamizador, e que, se empenhou na organização da iniciativa de boas-vindas a Nelson Mandela aquando da sua visita, há exactamente dez anos  ao nosso País, em Outubro de 1993.
Destacaremos para sempre o exemplo de coragem, coerência, determinação e luta de Nelson Mandela continuará vivo em todos aqueles que desejam e agem em prol de um Mundo mais justo, livre e de progresso e paz.
Até sempre Madiba. Os heróis nunca morrem.
………………………………………
* Madiba -- título carinhoso atribuído a Nelson Mandela que deriva do seu nome no clã Xhosa.