O MUNDO UNIPOLAR É UMA AMEAÇA PARA A PAZ

 O MUNDO UNIPOLAR É UMA AMEAÇA PARA A PAZ

Manuel Begonha - Presidente da AG da ACR

 
Embora se verifique um declínio e uma crise latente nos EUA , estes permanecem muitíssimo poderosos, nomeadamente nas áreas militar, industrial, económica e da propaganda.
Vamos analisar algumas das formas como têm sido utilizados estes poderes.
 
Militar
- É um país militarista cuja doutrina estratégica é dirigida para a projecção de força para o exterior.
Tem praticamente tantos porta-aviões como o total dos restantes países.
- Possuem mais de 400 bases e instalações militares fora do seu território, a maioria das quais cercando a Rússia e a China.
Este número torna irrelevante o somatório deste tipo de unidades de todas as outras nações.
Ironicamente, têm Guantanamo em solo cubano. - Só a partir do século XX, levaram a cabo mais de 240 intervenções, golpes de Estado, invasões e destruições em nações soberanas, em todos os continentes , excepto na Oceânia.
Em muitas destas ocorrências com o recurso abusivo à NATO, organização que já devia ter sido extinta em 1991 termino da guerra fria.
- Foi o único país do mundo a usar a arma nuclear, bombas atómicas sobre o Japão.
 
Industrial
Ocorre uma tendência para a perda da hegemonia dos EUA e destruição de parte da sua base industrial , devido ao financiamento desregulado de empresas de alta tecnologia.
Permanece, no entanto, como o maior exportador de armamento do mundo, acumulando enormes lucros à custa da proliferação de guerras muitas vezes por eles provocadas, porque na guerra não prevalece a moral mas sim os interesses.
Importa aqui questionar a quem interessa a guerra. 
 
Económica
Tendo o dólar como moeda de troca, vai ditando as suas leis da oferta e da procura.
Submete todo o mundo ocidental à sua vontade, como recentemente se verificou ao fazer ajoelhar a Alemanha , impedindo -a de utilizar o gasoduto Nord Stream 2, impondo a compra do seu gás natural liquefeito, muito mais caro que terá graves repercussões na economia da UE, contribuindo assim deliberadamente para o respectivo enfraquecimento.
Quem ousar tentar escapar a este esmagamento, será punido com pesadas sanções.
 
Propaganda
A propaganda dos EUA tem representações em quase todos os meios de comunicação do planeta , tentando impor um pensamento de sentido único.
Todos estes procedimentos caracterizam uma prática imperialista e um sistema unipolar.
Apesar de tudo isto, o imperialismo quer retomar a liderança moral do Ocidente , embora continue a partilhar o mundo para a exportação de capitais.
É pois natural que ocorra uma certa proximidade e empatia com países como a Rússia e a China que são os principais actores que têm lutado por um mundo mais multipolar, portanto mais seguro, ao travar expansão e o domínio hegemónico do mesmo adversário, os EUA. 
 
Como é sabido a Rússia e a China não são comunistas.
A Rússia é um país capitalista e neoliberal.
A China tenta harmonizar os dois sistemas - o capitalista e o comunista.
São no entanto, anti-imperialistas. 
 
A batalha anti-imperialista ultrapassa os conceitos de socialismo e comunismo.
Não o eram muitos dirigentes mundiais que construíram a história da humanidade por lutarem contra o imperialismo.
Para além do anti-imperialismo desejaria para o futuro da humanidade, um mundo multipolar onde reinasse a Paz, a Liberdade, a Democracia e o Socialismo.