Falecimento do nosso sócio fundador António Gervásio




António Gervásio, incansável lutador pela Reforma Agrária

É com profundo pesar que a Direcção da Associação Conquistas da Revolução, informa o falecimento do nosso sócio fundador António Gervásio, aos 92 anos de idade.

Nasceu em Montemor-o-Novo, em 25 de Fevereiro de 1927, começou a trabalhar como operário agrícola ainda muito jovem. 

Desde jovem abraçou a luta contra o fascismo.

Foi preso três vezes, em 1947, 1960 e 1971. No conjunto, passou cinco anos e meio nas prisões fascistas do Aljube, de Caxias e de Peniche. Foi brutalmente torturado nas prisões de 1960 e 1971, com espancamentos até à perda de sentidos e a tortura do sono, sendo impedido de dormir durante 18 noites e 18 dias seguidos, cerca de 400 horas. No julgamento de Maio de 1961, foi espancado em pleno Tribunal da Boa Hora por denunciar as torturas da PIDE.

Em 25 de Abril de 1974 estava na prisão do Forte de Peniche, tendo sido um dos presos políticos libertados na madrugada de 27 de Abril.

António Gervásio foi um incansável lutador em todo o processo da Reforma Agrária nos campos do Sul, na liquidação do latifúndio e na constituição de Unidades Colectivas de Produção, e na luta sem tréguas na sua defesa.


O corpo de António Gervásio estará em câmara-ardente a partir das 9h00 de amanhã, sábado, no Centro de Documentação e Arquivo da Reforma Agrária (Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo) e o funeral realizar-se-á domingo, dia 12 de Janeiro, pelas 10h00, para o cemitério da Paz, em Setúbal, onde ocorrerá a cremação, pelas 12h00.