Intervenção de Manuel Begonha na comemoração do 83º Anivº da Revolta dos Marinheiros 1936





No passado dia 14 de Setembro, o nosso presidente da Assembleia Geral, Manuel Begonha foi o convidado de honra e, nessa qualidade proferiu a intervenção que transcrevemos.


Exmos Representantes
- Câmara Municipal de Almada
- União de Freguesias de Laranjeiro/Feijó e de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
- Grupo Parlamentar do PS
- Grupo Parlamentar do PCP
- Chefe do Estado Maior da Armada
- Chefe do Estado Maior do Exército
- Chefe do Estado Maior da Força Aérea
- e, demais Entidades Convidadas
Quero agradecer à Associação de Praças, na figura do seu Presidente Luís Reis, o honroso convite que me fez para estar presente, nesta relevante comemoração.
Estamos a comemorar o 83º Aniversário da Revolta do Marinheiros de 8 de Setembro de 1936, Dia Nacional da Praça das Forças Armadas, que foi a primeira levada a cabo por militares, desde que Salazar enveredara por um regime fascista. Precisamente num período em que o fascismo português demonstrava força e recolhia apoios a nível internacional.
Também se verificava que o salazarismo já cometia atrocidades, sem que a nossa sociedade em geral se impressionasse demasiado, nem lhe manifestasse uma hostilidade evidente.
Na base da revolta, esteve a pretensão de se fazer um ultimato ao governo de Salazar, para exigir a satisfação de direitos, o fim das perseguições e a libertação de presos políticos, numa conjuntura de oficiais prepotentes, má qualidade de rancho, fardamento inadequado para o clima das colónias e baixos salários.
A revolta fracassou, dela resultando a morte de 14 marinheiros, centenas de presos e a expulsão da Marinha de elementos ligados às ideias revolucionárias e democráticas.
Dos detidos, 34 foram dos primeiros presos enviados para o campo de concentração do Tarrafal, onde muitos foram condenados a penas entre os 16 e os 20 anos de prisão política.
Quando um grupo de jovens toma a decisão de combater por algo que os avilta, que afronta a sua dignidade e que fere a justiça, está a lutar por aquilo que é mais belo e transformador, que é o fortalecimento do combate pela liberdade.
Foram homens que decidiram forjar um destino próprio diferente, tentando generosa e corrajosamente modificar a sua sorte pessoal, mas talvez tenham sido, segundo Alberto Camus, daqueles que “sofreram a estranha amargura de ter tido razão demasiado cedo”.
Contudo, o povo português nunca deixou de combater pela liberdade, desde os operários, aos camponses, aos estudantes, aos sindicalistas, aos intelectuais e aos militares.
A luta culminou no dia 25 de Abril de 1974, onde mais uma vez os militares tiveram um papel determinante.
A divisa colocada nos navios da Marinha «A Pátria Honrai que a Pátria vos Contempla», está cada vez mais na ordem do dia.
Tenho a certeza que as praças honrarão sempre a Pátria, mas esta tem-nas por vezes contemplado de uma forma enviesada.
Em tempos recentes, não podemos omitir o tratamento deplorável dado, em 1976, após o 25 de Novembro, às praças que na CDAP – Comissão Dinamizadora do Associativismo das Praças, tão determinadamente se envolveram na Revolução, numa luta por um futuro melhor. Estando, ainda, hoje, aqui algumas praças que pertenceram à CDAP.
E é também por isso, que se torna preocupante, como parece difícil aos nossos governantes entender, a complexidade e especificidade da condição militar.
Este não é um cidadão comum, sendo por juramento um combatente que está disposto a sacrificar a própria vida pela defesa da Pátria.
Não se entende que não lhe seja assegurado um atempado e justo reconhecimento remuneratório, o apoio à saúde e segurança na família.
Não se explica a razão que levou os vencimentos dos militares a sofrerem uma enorme desvalorização comparativamente a outras carreiras anteriormente equiparadas.
É lamentável a falta de solução e o arrastar de questões como o descongelamento das progressões no regime remuneratório e o acautelamento do serviço de saúde militar.
Oxalá não se passe a aceitar como normal o ocorrido em teatros de guerra fora do território nacional, como na República Centro Africana.
As Associações representativas de militares, nomeadamente a AOFA – Associação dos Oficiais das Forças Armadas, a ANS – Associação Nacional de Sargentos e a AP –Associação de Praças, têm cumprido com dedicação e competência, a defesa dos interesses dos militares, mas importa que sendo estes não apolíticos, não deixem de ter em conta que a Constituição da República Portuguesa, após sete revisões, continua a ser o garante da Democracia e o baluarte para a defesa das Conquistas da Revolução que ainda restam. É uma Constituição que verte para si os direitos individuais consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que defende a Independência e a Soberania nacionais e, que pôs fim ao Colonialismo. Apesar de todos os ataques, mantém no actual texto direitos fundamentais que nos levam a lutar pela sua defesa e a exigir o seu cumprimento.
Destes marinheiros, destes filhos do povo que hoje evocamos, devemos ter presentes as batalhas, os desterros, as doenças e as mortes que foram tragédias que acompanharam o seu destino.
Mas se os esquecemos, infelizmente um vício corrente na nossa sociedade, estaremos a confirmar o pensamento do Padre António Vieira quando dizia “Serviste a Pátria e ela vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma”.
Se os não esquecermos, estaremos a honrar a memória destes nossos camaradas.
Viva as Forças Armadas Portuguesas!
Viva Portugal!