PALESTINA LIVRE

Por uma PALESTINA LIVRE

A ACR desde sempre solidária com o combate a estas agressões e contra a ocupação da Palestina, convida os seus associados a estarem presentes nesta manifestação.


Esta nova agressão israelita em grande escala – que utiliza como pretexto a morte de três jovens israelitas, em circunstâncias ainda por apurar 

já provocou milhares mortos, incluindo crianças, e centenas de feridos, para além da destruição sistemática de habitações,escolas e instituições palestinianas.

Não se pode esquecer o resultado da última agressão de grande escala levada a cabo por Israel contra a população Palestina da Faixa de Gaza, a operação “Chumbo Fundido”, iniciada a 27 de Dezembro de 2008 e que provocou 1400 mortos e 5000 feridos, a maioria dos quais civis palestinianos, mulheres e crianças, na qual Israel recorreu, inclusivamente, a armas proibidas, como o fósforo branco.

Não se podem esquecer as dezenas de anos de ocupação ilegal, de repressão, de usurpação e saque, de permanente humilhação por parte de Israel contra o povo palestino, de que, por exemplo, são testemunho as mais de 1500 crianças palestinianas mortas pelas forças de Israel, somente após 2000.
Condenamos a atitude cínica dos EUA que declarou uma vez mais que “Israel tem o direito de se defender” e a ambiguidade da União Europeia que, objectivamente, tomam o agressor como «vítima» e a vítima como «agressor».

A escalada agressiva de Israel não pode ser desligada dos planos de domínio do Médio Oriente por parte dos EUA e seus aliados, com os quais tentam, por todos os meios, esmagar os povos que não se submetem às suas intenções e hegemonia, como aconteceu com o Iraque, a Líbia ou a Síria.