Texto periódico XVI - O perigo de ter um compadre Americano

O perigo de ter um compadre Americano

 

Marques Pinto
Vogal da direcção


Desde miúdo me recordo de ouvir como proverbio a seguinte frase “quando as comadres se zangam...é que se descobrem as verdades “.

A recente publicação do livro do Bolton veio trazer a publico alguns factos e “mexericos” passados no interior da Casa Branca e narra pelo meio de episódios anedóticos demonstrativos da ignorância e falta de conhecimentos, que pensamos nós europeus, seriam básicos para exercer aquela alta função, num país que pretende ditar leis e comportamentos ao mundo.

Este livro traz a lume muitos outros factos que revelam e dão a conhecer actos e ordens que fariam corar ou talvez mesmo obrigar um juiz a ordenar inquéritos.

 

Contudo e subordinando-me ao titulo quero para já referir o facto de Trump ter pedido ao seu amigo e protegido Boris para o deixar meter a mão na conta que o Governo da  Venezuela tinha no Banco de Inglaterra e fazer um pequeno saque de uns largos Milhares de Milhões de Dolares para “agraciar”  o grande democrata Juan Gaidó que parecia necessitar de uns “apoios materiais” para comprar umas figuras ou figurões mais relutantes aqui pela União Europeia e pelo continente Sul -Americano.

 

Claro que aproveitou a boa vontade do Banco de Inglaterra e como o vizinho do Sul não estava disposto a financiar a construção do muro com o México parece que para esse fim o Trump sacou mais uns 600 milhões para ajudar na dita obra de beneficência pois pretendia evitar que os americanos emigrassem clandestinamente para o México e fossem levar problemas de emigração clandestina para lá...ou talvez eu tenha compreendido mal toda a situação.

 

Segundo as investigações feitas por jornalistas americanos parece que alguns dos 24 mil milhões de dólares  - 24 Biliões como os americanos costumam escrever – também serviram para as festas e despesas luxuosa nos hotéis da Colombia onde os pobres mercenários e seus patrões se hospedavam aquando da tentativa de golpe a partir da Colombia.

 

Para terminar deixo um conselho em tom de gozo:

Se te metes em aventuras desonestas, assaltos e roubos...escolhe bem os compadres com que te dás .