CPPC - Posição relativa ao ataque na Turquia e à violência no médio oriente


CPPC condena violência na Turquia e no Médio Oriente

O Conselho Português para a Paz e Cooperação condena, de forma veemente, o ataque ocorrido em 18 de Fevereiro de 2016, no centro de Ancara, capital da Turquia. O ataque à bomba, que aparentemente foi dirigido contra uma coluna militar, causou um número elevado de vítimas.
Independentemente de quem for responsável por mais este atentado, ele não pode ser desligado das políticas de desestabilização do Médio Oriente, de que o Governo turco tem sido um dos principais promotores e executores, nomeadamente através do apoio que tem prestado a grupos terroristas que actuam na Síria e no Iraque; das acções que tem realizado contra organizações curdas e o exército sírio que combatem esses grupos terroristas, de que têm sido notícia em dias recentes os bombardeamentos efectuados por forças turcas contra o norte da Síria.
Esperando que este trágico acontecimento não seja aproveitado em favor da perigosa e crescente ameaça de escalada de guerra do presidente turco, nomeadamente de uma invasão do norte da Síria pelas forças turcas e seus aliados, o CPPC dirige às vítimas deste novo atentado em Ancara e aos seus familiares toda a sua solidariedade.
Direcção Nacional do CPPC