Em nome da Associação Conquistas da Revolução, convidada pelo conjunto das Juntas de Freguesia do Barreiro para participar no almoço evocativo do 45º aniversário das manifestações operárias no Barreiro, a 1 e 3 de Maio de 1970, sujeitas a brutal intervenção das forças da GNR e palco de várias prisões, alargadas aliás a outros concelhos, o Coronel Baptista Alves, Militar de Abril e Vice-Presidente da ACR, tornou público o objectivo de realizar na noite de 19 de Junho, nos Penicheiros, naquela cidade, uma Sessão Comemorativa das Nacionalizações.
Sucedendo-se na palavra a Carlos Moreira, Presidente da União de Freguesias do Alto-Seixalinho, Santo André e Verderena, Alfredo Matos, um dos anti-fascistas presos, e Carlos Humberto Carvalho, Presidente da Câmara, Baptista Alves evocou os governos de Vasco Gonçalves e as Conquistas da Revolução que igualmente vincou serem inseparável fruto da intervenção dos trabalhadores e das massas populares e da sua unidade com o MFA. Samuel e vozes anónimas cantaram Abril.
A iniciativa de 19 de Junho resultará de uma alargada conjugação com instituições, organizações e associações, com destaque para os sindicatos da CGTP-IN.